Evento faz parte das comemorações dos 350 anos do município e reúne escritores, oficinas, teatro, música e atividades para toda a família entre os dias 3 e 5 de julho.
Laguna será palco de mais uma edição da Festa Literária Júlia Nascimento (FLIJUN). Entre os dias 3 e 5 de julho, o Centro Histórico receberá uma programação gratuita que promete transformar a cidade em um grande espaço de literatura, arte e cultura.
Em sua sexta edição, a FLIJUN integra o calendário oficial das comemorações dos 350 anos de Laguna e já se consolidou como um dos principais eventos literários do Sul de Santa Catarina.
A realização é da Coruja Buraqueira e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da rede Angeloni. A Prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura, também apoia a iniciativa.
Programação para todas as idades
Durante os três dias, moradores e visitantes poderão participar de contação de histórias, oficinas, palestras, lançamentos de livros, apresentações teatrais, performances poéticas, shows musicais, saraus e feira de livros.
Entre os destaques da programação estão a participação dos escritores Carlos Schroeder, Demétrio Panarotto e Thales Guaracy, além da palestra sobre Cultura Periférica, apresentações do Circo da Perolinha, do espetáculo “Lá Vem Poesia” e dos shows de AVINI e Fernando Festim.
Confira a programação
Sexta-feira, 3 de julho
9h – Contação de Histórias
9h30 – Oficina de Graffiti
10h30 – Contação de Histórias
11h – Palestra: Cultura Periférica
13h30 – Oficina de Zines e Colagens
14h – Contação de Histórias
14h30 – Oficina de Poesia Marginal
15h – Contação de Histórias
16h – Oficina Cinema Poético
17h30 – Lançamento de Livro
18h – Roda de conversa com a Academia de Letras
19h – Mostra Poemagem de Cinema
Sábado, 4 de julho
9h – Feira de Livros e conversa com o escritor Carlos Schroeder
10h – Palestra com Fabiana Gibim
11h – Contação de Histórias e encontro com ilustrador
12h – Cortejo “Morte da Coruja Buraqueira”
13h – Show com Silvia Abelin e Wilson Souza
13h30 – Conversa com o escritor Thales Guaracy
15h – Circo da Perolinha
15h30 – Roda de conversa “Criação do conto pelo excesso”
16h30 – Oficina de Comunicação Não Violenta
17h30 – Conversa com o escritor Demétrio Panarotto
19h – Show de AVINI e Sarau Livre
Domingo, 5 de julho
9h – Oficina de Desenho e Feira de Livros
10h – Oficina de Serigraffiti
10h30 – Lançamento de Livros
11h – Teatro “Lá Vem Poesia”
12h – Seminário “Livrarias?”
14h – Show de Fernando Festim
14h30 – Performance Poética
15h30 – Encerramento
Encontro entre grandes nomes da literatura
Segundo o organizador da FLIJUN, Arnaldo Russo, a proposta desta edição é ampliar o acesso à literatura e fortalecer o intercâmbio cultural na cidade.
“Teremos autores de projeção nacional, vindos de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, além de importantes representantes da literatura de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Convidamos toda a comunidade para participar desse grande encontro da cultura no Centro Histórico de Laguna”, destacou.
Homenagem à professora Júlia Nascimento
A Festa Literária leva o nome de Júlia Nascimento em homenagem a uma das figuras mais importantes da história da educação em Laguna.
Professora negra e pioneira, ela fundou, em 1903, a Escola Particular Mixta, dedicando a vida ao ensino em um período marcado por profundas desigualdades sociais e raciais.
Sua trajetória representa a força da educação como instrumento de transformação social e permanece como inspiração para novas gerações. Ao homenageá-la, a FLIJUN também preserva a memória de uma mulher que fez da educação um legado para toda a comunidade.