quinta-feira, junho 17, 2021
Home Notícias Geral Sindilojas de Laguna assina ofício e pede que Moisés ‘resista a pressões...

Sindilojas de Laguna assina ofício e pede que Moisés ‘resista a pressões capazes de impor’ lockdown

594
Foto: Luis Claudio Abreu

O documento, com duas páginas de conteúdo e cinco de assinaturas, cita pesquisas realizadas em outros países que desmontam a tese da necessidade de medidas mais severas de restrição social. “Permaneça firme, senhor governador, no intuito de não cogitar o emprego de meios extremos que podem colocar em xeque a sobrevivência de milhões de catarinenses”, pedem as entidades.

Um ofício foi enviado ao governador Carlos Moisés (PSL), nesta quarta-feira, 10, em caráter urgentíssimo por entidades empresariais manifestando apoio às medidas adotadas pelo Governo de Santa Catarina e reforçando o pleito para que não sejam decretadas restrições que podem culminar em um fechamento total (lockdown).

Assinam o documento 63 câmaras de dirigentes lojistas, 38 sindicatos e 43 associações empresariais. De Laguna, apenas o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) subscreve o documento.

“Este ofício é juntamente com Fecomércio e entidades que representam a economia do município e estado. Estamos pensando a favor da vida e emprego e esperamos que toda população seja vacinada o mais breve possível”, comenta o presidente do Sindilojas, Natanael Wisintainer.

O ofício foi montado para pedir que o governador resista às pressões impostas, segundo as entidades, e não decrete medidas que possam gerar fechamento de serviços.

“O chefe do Poder Executivo está a sofrer forte pressão proveniente de parcela específica de um contingente de profissionais portadores de privilégios funcionais que o catarinense médio só ousa sonhar, cresce, no seio da população, o receio de uma paralisação linear total e irrestrita das atividades produtivas, com o iminente potencial de gerar prejuízos irreversíveis na sustentabilidade das empresas que ajudam a colocar na mesa de milhões de cidadãos o proverbial e não menos sofrido pão de cada dia”, diz trecho do documento.

O documento, com duas páginas de conteúdo e cinco de assinaturas, cita pesquisas realizadas em outros países que desmontam a tese da necessidade de medidas mais severas de restrição social. “Permaneça firme, senhor governador, no intuito de não cogitar o emprego de meios extremos que podem colocar em xeque a sobrevivência de milhões de catarinenses”, pedem as entidades. “A sociedade civil organizada […] exortam V.Exa. a fim de que resista a pressões capazes de impor sérios reveses à sobrevivência de quem aqui reside e trabalha”.

O ofício foi protocolado dias depois de o Ministério Público (MP) anunciar possibilidade de ingressar com nova ação judicial exigindo o fechamento total de serviços não essenciais por 14 dias contínuos. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também emitiu recomendação no mesmo sentido.

Leia o texto do ofício na íntegra

Senhor Governador,

Na esteira da última manifestação que dirigimos à V.Exa., é imperativo moral das Entidades e entes despersonalizados abaixo elencados tornar a fazer chegar a vossas mãos as preocupações dos milhares de empreendedores que contribuem diariamente para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, referência nacional e internacional de qualidade de vida de seu povo.

À medida que chegam informes no sentido de que o Chefe do Poder Executivo está a sofrer forte pressão proveniente de parcela específica de um contingente de profissionais portadores de privilégios funcionais que o catarinense médio só ousa sonhar, cresce, no seio da população, o receio de uma paralisação linear total e irrestrita das atividades produtivas, com o iminente potencial de gerar prejuízos irreversíveis na sustentabilidade das empresas que ajudam a colocar na mesa de milhões de cidadãos o proverbial e não menos sofrido pão de cada dia.

Diante de tal cenário, cumpre-nos reafirmar: permaneça firme, Senhor Governador, no intuito de não cogitar o emprego de meios extremos que podem colocar em xeque a sobrevivência de milhões de catarinenses.

Se o exemplo de outros países serve de consolo, gestores públicos sensatos que tiveram a coragem de ignorar o pânico não raras vezes inflado, e que basearam suas decisões em dados concretos em vez de ceder a projeções empíricas como justificativa para a violação de direitos constitucionais caros, conseguiram restaurar o funcionamento do país e impedir a completa falência nacional pela conjugação nefasta entre uma crise sanitária e outra de viés socioeconômico – esta resultante de medidas impensadas.

O fechamento forçado de negócios e o endurecimento de medidas de isolamento (e não distanciamento) social exacerbam o drama social e psíquico dos cidadãos. Pesquisas realizadas em locais dos Estados Unidos submetidos a um lockdown total apontam um cenário dantesco: quase metade dos que habitavam em tais regiões relataram efeitos negativos na saúde mental, em comparação com 37% (trinta e sete por cento) de compatriotas residentes em outras localidades não sujeitas a essas medidas extremas. Além disso, análise publicada no jornal médico The Lancet revelou que cidadãos americanos submetidos a lockdown relataram níveis elevados de efeitos psicológicos adversos, incluindo distúrbios de estresse pós-traumático, confusão e raiva. Além disso, outra pesquisa demonstrou que cerca de um terço dos adultos nos Estados Unidos se sentiram mais solitários do que o normal durante o isolamento forçado.

Conforme já tivemos a oportunidade de expor em nossa manifestação anterior, a interrupção pura e simples da atividade produtiva em larga escala seguida de ordens de isolamento doméstico não é medida chancelada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os motivos, somados aos acima expostos, não poderiam ser mais óbvios: a população socialmente vulnerável é, seguramente, a mais impactada.

De mais a mais, Senhor Governador, é ingenuidade supor que o coronavírus espera o cidadão catarinense sair de sua residência para só então se alojar no organismo da incauta vítima.

O apoio empenhado pelas Entidades e entes despersonalizados que subscrevem este expediente está longe de ser um apelo voltado apenas para as imensuráveis sequelas econômicas que advém de medidas extremas como a que V.Exa. está sendo compelida a adotar; muito pelo contrário, os segmentos produtivos aqui representados têm a exata noção de suas atribuições como fiadores do bem-estar social – responsáveis, em última análise, por manter a sobrevivência de milhões de catarinenses que não gozam da extensa rede de privilégios que acomoda aqueles que desejam o trancamento de todo o Estado de Santa Catarina sem sequer abrir mão de suas vantagens materiais para auxiliar os que mais precisam.

Se é certo que a Covid-19 afeta a todos, também os afetam medidas desproporcionais e desarrazoadas como lockdowns e congêneres. O debate – e consequentemente, a formulação de políticas públicas de curto, médio e longo prazo –, há de ser conduzido em um equilíbrio de fatores que não podem pender para a devastação social e tampouco para um caos na saúde. Este deve ser, em nosso sentir, o norteador de vossas ações como legatário constitucional dos catarinenses.

Isto posto, a sociedade civil organizada, aqui representada pelas Entidades e entes despersonalizados abaixo elencados, reafirmam publicamente o apoio às decisões até aqui tomadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina e exortam V.Exa. a fim de que resista a pressões capazes de impor sérios reveses à sobrevivência de quem aqui reside e trabalha.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE FLORIANÓPOLIS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BLUMENAU

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CURITIBANOS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE XAXIM

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TUBARÃO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE PASSOS MAIA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE VARGEÃO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE AGROLÂNDIA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE PORTO BELO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ALFREDO WAGNER

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE PETROLÂNDIA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LEBON RÉGIS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CAÇADOR

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TREZE TÍLIAS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE GRÃO-PARÁ

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BELA VISTA DO TOLDO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TAIÓ

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IÇARA

SINDICATO DOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES DE SANTA CATARINA (SINDEMOSC)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ARVOREDO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE RIO DO CAMPO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BALNEÁRIO PIÇARRAS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE GRAVATAL

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BRAÇO DO NORTE

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO CARLOS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE URUBICI

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO FRANCISCO DO SUL

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TRÊS BARRAS

MOVIMENTO FLORIPA SUSTENTÁVEL

ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE TURÍSTICO E FRETAMENTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (AETTUSC)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BALNEÁRIO RINCÃO

BANCO DO EMPREENDEDOR

ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (AMPE METROPOLITANA)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE PALHOÇA

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE TIJUCAS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CRICIÚMA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BOM RETIRO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SIDERÓPOLIS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE JACINTO MACHADO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE JOINVILLE

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SÃO FRANCISCO DO SUL

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SANTA CATARINA (FAMPESC)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO JOÃO BATISTA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE GASPAR

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ARROIO DO SILVA

CONSELHO COMUNITÁRIO DO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS (CONSEG CENTRO)

ASSOCIAÇÃO DOS LOJISTAS DO JURERÊ OPEN SHOPPING (ALJOS)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SHOPPING CENTERS – COORDENAÇÃO SC (ABRASCE)

ASSOCIAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DE NAVEGANTES (ACOMAR)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BRUSQUE E REGIÃO (SINDILOJAS BRUSQUE E REGIÃO)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TIJUCAS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE PINHALZINHO

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE JOINVILLE E REGIÃO (SINDILOJAS JOINVILLE E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CONCÓRDIA E REGIÃO (SINDILOJAS CONCÓRDIA E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE LAGUNA E REGIÃO (SINDILOJAS LAGUNA E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE LAGES (SINCOVAL LAGES)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DE JOINVILLE (SINCOFARMA JOINVILLE)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE AGROLÂNDIA

ASSOCIAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS (AMP)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO JOAQUIM

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE PINHALZINHO

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DE ITAJAÍ (SINCOFARMA ITAJAÍ)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE RIO NEGRINHO E REGIÃO (SINDILOJAS RIO NEGRNIHO E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CAÇADOR E REGIÃO (SINDILOJAS CAÇADOR E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE ARARANGUÁ E REGIÃO (SINDILOJAS ARARANGUÁ E REGIÃO)

SINDICATO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (SIRECOMSUL)

SINDICATO REGIONAL DAS EMPRESAS DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL E DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS AUTÔNOMOS (SINDRECOM)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA (SINDICOMÉRCIO SMO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE ITAJAÍ E REGIÃO (SINDILOJAS ITAJAÍ E REGIÃO)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ E REGIÃO
(SINDILOJAS BALNEÁRIO CAMBORIÚ E REGIÃO)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SALTINHO

ASSOCIAÇÃO DOS LOJISTAS DO BEIRAMAR SHOPPING (ALBS)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SAUDADES

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE GUARACIABA

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FLORIANÓPOLIS (ACIF)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE (ACISMO)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE NOVA TRENTO

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FLORIANÓPOLIS E REGIÃO (SINDILOJAS FLORIANÓPOLIS E REGIÃO)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE SAUDADES E CUNHATAI (ACISC)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL E CULTURAL DE BIGUAÇU (ACIBIG)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BIGUAÇU

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SANTA CATARINA (SENGE/SC)

SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAUNTES, BARES E SIMILARES DE FLORIANÓPOLIS (SHRBS)

FEDERAÇÃO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DO ESTADO DE SANTA CATARINA (FHORESC)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CANOINHAS E REGIÃO (SINDILOJAS CANOINHAS E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE GASPAR E REGIÃO (SINDILOJAS GASPAR E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE SÃO BENTO DO SUL E REGIÃO
(SINDILOJAS SÃO BENTO DO SUL E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE JARAGUÁ DO SUL E REGIÃO (SINDILOJAS JARAGUÁ DO SUL E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL ÓPTICO, FOTOGRÁFICO E CINEMATOGRÁFICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (SINDIOPTICA)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CHAPECÓ (ACIC)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES, SECCIONAL SANTA CATARINA (ABRASEL/SC)

SINDICATO DAS EMPRESAS DE TURISMO NO ESTADO DE SANTA CATARINA (SINDETURSC)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE BRUSQUE, GUABIRUBA E BOTUVERÁ (ACIBR)

SINDICATO PATRONAL DAS ACADEMIAS EDUCADORAS ESPORTIVAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA (SIACADESC)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CRICIÚMA E REGIÃO (SINDILOJAS CRICIÚMA E REGIÃO)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE JACINTO MACHADO (ACIJAM)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAIÓPOLIS (AEI)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE LAGES (ACIL)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITAIÓPOLIS

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LAGES

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SÃO LOURENÇO DO OESTE (ACISLO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE TUBARÃO E REGIÃO (SINDILOJAS TUBARÃO E REGIÃO)

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MEIOESTE E REGIÃO (SINDILOJAS MEIOESTE E REGIÃO)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO JOSÉ DO CERRITO

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE XANXERÊ (ACIAX)

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MAFRA (ACIM)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE URUBICI (ACIUR)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA (ABAV/SC)

SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA DE ITAJAÍ E REGIÃO (SINCADI)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SEARA (ACIS)

NÚCLEO CATARINENSE DE DECORAÇÃO (NCD)

ASSOCIAÇÃO NÁUTICA BRASILEIRA (ACATMAR/SC)

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENGENHEIROS (ACE)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SEARA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE WITMARSUM

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TIMBÉ DO SUL

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE OTACÍLIO COSTA

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAJAÍ (ACII)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IPORÃ DO OESTE (ACIIO)

SINDICATO DA HABITAÇÃO DE BLUMENAU (SECOVI BLUMENAU)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ABELARDO LUZ

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO DOMINGOS

ASSOCIAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DE BRUSQUE (AMPE BRUSQUE)

SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE TURÍSTICO E FRETAMENTO E FRETAMENTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (SINFRETUSC)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE FAXINAL DOS GUEDES

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE JOAÇABA

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO JOSÉ

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS (AEMFLO)

SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS ESTABELECIMENTOS DE GARAGENS, ESTACIONAMENTOS, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE VEÍCULOS (SINDEPARK/SC)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARRA VELHA

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IRACEMINHA

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE GAROPABA (ACIG)

SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DE JOINIVILLE E REGIÃO (SHRBES)

FEDERAÇÃO DOS CONVENTIONS BUREAUX DE SANTA CATARINA

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SCHROEDER (ACIAS)

ASSOCIAÇÃO FLORIPAMANHÃ

SINDICATO DAS EMPRESAS CONTÁBEIS, ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA (SESCON/SC)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE RIO DO SUL

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE RIO DO SUL (ACIRS)

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE LINDOIA DO SUL

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE XANXERÊ

SINDICATO DAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA E PROCESSAMENTO DE DADOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SEINFLO) INTERSINDICAL PATRONAL DE ITAJAÍ

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE TECNOLOGIA (ACATE)

AgoraLaguna

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco

Comments

comments