Juiz lagunense lança livro ‘Democracia e partidos em crise’

721

Nas páginas, o magistrado ainda sugere que sejam adotadas ferramentas que permitam uma nova conexão entre as agremiações políticas e a sociedade, calçadas na accountability (prestação de contas) e controle social, compliance partidário e reforma política para que o sistema democrático passa ser, de fato, representativo.

Democracia e partidos em crise: a busca por resposta é o título do novo livro recém-lançado pelo lagunense Fernando de Castro Faria, juiz-titular do Juizado Especial da Fazenda Pública – Foro do Norte da Ilha, em Florianópolis. A obra aborda o clima de apatia política nas democracias, as descrenças nas legendas partidárias, distanciamento entre políticos e a população, entre outros temas.

O novo livro é originado da tese de doutorado do lagunense, em dupla titulação, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e na Università Degli Studi di Perugia, na Itália. Anteriormente, publicou A perda de mandato eletivo: decisão judicial e soberania popular (2012) e Escudo de vidro (2016).

“O estudo das causas e das consequências da crise da democracia, entre elas a paradoxal desinformação num mundo altamente conectado e a perigosa ascensão dos discursos antissistema, ganha relevância para a compreensão dos fenômenos políticos atuais”, explica Faria, que analisa questões que afetam a vida popular, partindo das bases teóricas da democracia contemporânea, indo dos contratualistas até Bobbio, Dahl e Ferrajoli.

Nas páginas, o magistrado ainda sugere que sejam adotadas ferramentas que permitam uma nova conexão entre as agremiações políticas e a sociedade, calçadas na accountability (prestação de contas) e controle social, compliance partidário e reforma política para que o sistema democrático passa ser, de fato, representativo.

O livro tem 371 páginas e pode ser adquirido pela internet, neste site, ao preço de R$ 107,90. “É um convite a quem quer ficar por dentro dos temas mais relevantes e caros à democracia contemporânea, ao mesmo tempo em que apresenta uma importante fonte de argumentos para o debate institucional em prol do fortalecimento democrático”, pontua Faria.

AgoraLaguna

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco

Comments

comments