Internada com pneumonia, idosa recebe visita inesperada em Criciúma

903

Dona Maria Bendo Trento de 85 anos recebeu a visita da gata de estimação dela, a Mimi, no Hospital São José em Criciúma

Dona Maria Bendo Trento de 85 anos está internada para o tratamento de uma pneumonia no Hospital São José de Criciúma. Porém, a tarde desta terça-feira (13) foi de alegria e emoção já que ela recebeu a visita da gata de estimação dela, a Mimi.

A visita foi possível graças a família e a equipe multidisciplinar do hospital. Mimi foi adotada pela Dona Maria, após ser abandonada por um vizinho. A gata foi o primeiro animal de estimação dela.

“Minha avó sempre diz que gatos tem uma missão, e a da Mimi foi trazer alegria para minha avó, principalmente nesta pandemia, porque estava se sentindo muito sozinha. Minha avó é viúva há 35 anos e a gata veio fazer companhia a vida dela. Tenho certeza, que a visita da gata no hospital trouxe muita felicidade para ela nesse momento ”, comenta uma das netas Giseli Trento Andrade e Silva.

Benefícios dos Pets

Segundo a psicóloga do HSJosé, Fernanda Fernandes, visitas de pets são importantes e reconhecidas por ter impactos positivos no tratamento dos pacientes.

“Quando o paciente recebe a visita do seu animal de estimação, podemos associar simbolicamente a uma visita que evoca as melhores facetas do afeto e vínculo que os conecta. O impacto dessa conexão tem sido motivo de estudo internacional, e os resultados observados declaram diversos benefícios, dentre eles na saúde física, apontando equilíbrio da pressão arterial, redução do cortizol, alívio de dores, da náusea etc”, explica ela.

Além disso, o fator emocional é evidenciado nessas visitas. “No fator emocional, inclui melhora no humor, relaxamento, sensação de conforto emocional e aumento do bem-estar psicológico etc. Alguns estudos sugerem inclusive, aumento das condições imunológicas”, aponta Fernanda.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco

Comments

comments