Covid-19: municípios tentam mitigar o avanço da doença na região

597
Foto: Dado Ruvic | Agência Reuters

Em Capivari de Baixo, o Comitê de Enfrentamento foi reaberto. Em Imbituba, uma força-tarefa foi criada. Em Tubarão, haverá um mutirão de testagem

Com a quantidade de novos casos confirmados de Covid-19 se multiplicando a cada dia, as prefeituras dos municípios da Amurel anunciaram mudanças no sistema de testagem, vacinação e tratamento.

O principal motivo é a nova cepa ômicron, cuja capacidade de alastramento é muito superior as outras detectadas até o momento.

Com a quantidade de novos casos confirmados de Covid-19 se multiplicando a cada dia, as prefeituras dos municípios da Amurel anunciaram mudanças no sistema de testagem, vacinação e tratamento.

O principal motivo é a nova cepa ômicron, cuja capacidade de alastramento é muito superior as outras detectadas até o momento.

As filas nos postos de saúde e hospitais são grandes, o que fez muitas cidades a criar espaço exclusivos para pessoas com sintomas gripais.

Mais do que tentar agilizar o atendimento, as prefeituras querem evitar que pessoas saudáveis e que procuram o sistema de saúde público por outros motivos, contaminem-se também.

Tubarão: mutirão de testagem e suspensão das consultas eletivas nos postos
Em virtude do expressivo aumento no número de casos de Covid-19 na maioria cidade da Amurel, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará um mutirão de testagem para a população, uma vez que a Policlínica e o Centro de Testagem não têm conseguido absorver a atual demanda.

Os testes serão do tipo antígeno, com resultado em 20 minutos, e serão feitos na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, das 14 às 19 horas, nesta quarta-feira (12).

Pessoas com sintomas, ainda que leves, ou que tiveram contato com alguém positivo devem comparecer ao mutirão e realizar o teste. Confira o áudio do prefeito Joares Ponticelli:

Aqueles que testarem positivo, serão imediatamente encaminhados ao médico, ali mesmo na Arena. Um posto da Farmácia Básica é montado no local e fará a distribuição dos medicamentos prescritos.

Para fazer a testagem, o cidadão precisa levar um documento oficial com foto, a caderneta de vacinação e o Cartão SUS – estes documentos podem ser físicos ou digitais.

Caso a pessoa não tenha se vacinado, poderá receber sua dose na própria Arena, onde funciona agora toda a imunização para a Covid-19 está concentrada desde a primeira semana deste janeiro, quando a quantidade de casos começou a subir novamente.

Outra medida de segurança é a suspensão das consultas eletivas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município a partir desta terça-feira (11).

Além de tentar prevenir que mais pessoas se contaminem, a prioridade é atender e encaminhar para tratamento as pessoas com suspeita de Covid-19 ou Influenza.

Desta forma, todos os postos de saúde também passarão a disponibilizar a testagem de antígeno a partir desta quinta-feira (13).

As pessoas que necessitarem de atendimento médico para outros casos, devem se dirigir até a Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas.

Diferente de 2021, a Policlínica não faz mais testes ou vacinação para Covid-19. Tudo relacionado ao coronavírus está concentrado na Arena Multiuso.

Imbituba: com quase mil casos positivos em uma semana, prefeitura concentrará atendimentos no ginásio de esportes

A partir desta terça-feira (11), o Ginásio de Esportes Olivar Francisco, no Centro de Imbituba, será o Centro de Enfrentamento de Imbituba. Até esta segunda-feira (10) isso era feito na estrutura do bairro Vila Nova.

Mas a quantidade de pessoas com sintomas extrapola a capacidade física do local. Até as 17 horas desta segunda, a cidade contabilizava 936 novos casos de Covid-19 deste o dia 1 de janeiro.

Deste total 320 foram confirmados nesta segunda, conforme explica o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior no vídeo abaixo:

O Ginásio ficará aberto das 8 às 17 horas. Os procedimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde (BS) também estão suspensos temporariamente no município.

As emergências continuarão a ser atendidas no Hospital São Camilo. A imunização ocorre exclusivamente na Policlínica Central.

Braço do Norte: Unidade do São Francisco passa a funcionar até as 22 horas
Com os números de infectados pela Covid-19 voltando a crescer em taxas muito acima da capacidade da estrutura municipal, a prefeitura de Braço do Norte também anunciou mudanças no atendimento.

Desde esta segunda-feira (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco de Assis funciona até as 22 horas, a exemplo do que já ocorre na Policlínica Municipal, no Centro.

A medida foi anunciada pelo prefeito Beto Kuerten Marcelino no fim da semana passada. Relembre no vídeo abaixo:

O atendimento nos dois locais é prioritariamente para pessoas com suspeita de estarem com Covid ou Influenza. As pessoas com outros tipos de enfermidade devem procurar as outras unidades de saúde.

Laguna: atendimento setorizado visa evitar que pessoas saudáveis se contaminem
Com mais de 100 casos positivos de Covid-19 desde o primeiro diz de 2022, o maior número deste o começo da pandemia, em março de 2020, a prefeitura de Laguna dividiu o Centro de Triagem.

A medida visa agilizar o atendimento de pessoas sintomáticas e, ao mesmo tempo, evitar que pessoas saudáveis sejam contaminadas.

Prédio do Clube União Operária foi transformado em centro de testagem da Covid-19 (foto: Foto: Luis Claudio Abreu | Agora Laguna)

Desde a manhã da última sexta-feira (7), a unidade na Rua Jerônimo Coelho concentra os atendimentos médicos e a central de monitoramento dos pacientes com teste positivo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Os serviços de testagem foram transferidos para o prédio do Clube União Operária, na Rua Santo Antônio. A unidade funciona das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Capivari de Baixo: Comitê de enfrentamento é reaberto
Diante do novo cenário epidemiológico e o recente aumento do número de infectados com o novo coronavírus no município e na região, a prefeitura de Capivari de Baixo reativou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Primeira reunião do comitê ocorreu nesta segunda-feira (10)

Esta semana a Vigilância Sanitária retomará o trabalho de reforço e fiscalização dos protocolos junto ao comércio local.

A Unidade Sentinela, referência para o atendimento de coso suspeitos de Covid, passou a funcionar também aos fins de semana. A vacinação foi transferida para um único local: o Centro de Convivência da Terceira Idade.

Centro de Convivência da Terceira Idade concentra a imunização contra a Covid-19 em Capivari de Baixo

O horário de atendimento no local é das 7h30min ao meio-dia e das 13h10min às 16h de segunda a sexta-feira. Nas quartas, o horário de atendimento é estendido até as 19 horas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco

Fonte: Notisul

Comments

comments