Vigilância Sanitária faz inspeção em mercados, bares, padarias e lanchonetes

348

Desde a semana passada, a Vigilância Sanitária do município começou a realizar as inspeções sanitárias anuais, após protocolos realizados pelas empresas, com objetivo do licenciamento sanitário de 2020.

“Como também sempre existem algumas denúncias, a equipe já aproveita a inspeção para verificação das possíveis irregularidades, mas muitas denúncias não procedem. O foco inicial das inspeções se deu nos estabelecimentos de consumo, como padarias, bares e lanchonetes, pois nestes locais fica mais evidente que sem o uso da máscara fica inviabilizado para o consumo”, explica do coordenador da Vigilância Sanitária, Alex de Bem.

Durante as inspeções, os comerciantes são orientados e a equipe técnica da Vigilância Sanitária entrega uma cópia do decreto que regula a atividade.

Nos supermercados e mercados em geral, também durante as inspeções, foram orientados para que os colaboradores fiscalizem e impeçam as aglomerações em uma mesma área do mercado, como prevenção à disseminação do novo Coronavírus. De acordo com a Secretária de Saúde, Valéria Olivier, os estabelecimentos estão recebendo todas as orientações para manterem os espaços com sinalização adequada, com o objetivo de manter o distanciamento ideal e segurança dos clientes.

“Lembrando que segundo o decreto a liberação de pessoas no mercado se dá em.50% da capacidade máxima. Esta é a maior reclamação das pessoas via denúncia,  porém não existe amparo legal para impedir se estiver dentro do limite dos 50% da capacidade máxima”, explica Alex de Bem.

PML

Comments

comments