sexta-feira, julho 19, 2019
Home Notícias Geral Unisul realiza monitoramento de jacarés no complexo lagunar

Unisul realiza monitoramento de jacarés no complexo lagunar

1197

O grupo fará um trabalho embarcado, percorrerá o Rio Tubarão e seus afluentes para uma contagem e captura. Também serão inseridos um microchip e um brinco na cauda do animal. Até o momento, oito já foram avistados. Um chegou a atacar um morador de Laguna.

Neste ano, o aparecimento de jacarés no sul do estado foi destaque. Um deles, inclusive, chegou a atacar um morador da cidade de Laguna que se aproximou muito do animal. 

Até o momento, oito animais já foram avistados. A Polícia Militar Ambiental da cidade, preocupada com a situação, convidou a Unisul, por meio do Grupo de Pesquisa de Zoologia e Ecologia de Vertebrado (ZEV), para realizar um projeto de monitoramento dos jacarés. A Udesc também participa da iniciativa.

O trabalho iniciará já no próximo mês e tem duração de dois anos. O grupo realizará um monitoramento embarcado, ou seja, irá percorrer o Rio Tubarão e seus afluentes fazendo uma contagem dos animais e também a captura. Segundo o professor da Unisul, Rodrigo Ávila Mendonça, responsável pelo ZEV e pelo monitoramento, também serão inseridos um microchip e um brinco na cauda do animal.

“Iremos capturar o animal, marcá-lo e depois devolvê-lo. Esse trabalho vai auxiliar na contagem da população. O brinco na cauda do animal também tem o objetivo de mostrar à sociedade que o estado e as universidades estão monitorando os animais, reforça Rodrigo.

 

Comments

comments