quarta-feira, setembro 26, 2018
Home Notícias Clima Tornado pode ter atingido comunidade em Orleans; VEJA VÍDEO

Tornado pode ter atingido comunidade em Orleans; VEJA VÍDEO

1695
Foto: Sul In Foco/ Kátia Justi Lolli

Populares da comunidade de Rio Hipólito afirmam que nuvem funil atingiu o chão. Moradora filmou o evento que perdurou por aproximadamente 10 minutos.

Moradores de Rio Hipólito, interior de Orleans, questionam sobre a possibilidade da comunidade ter sido atingida por um tornado na tarde do último sábado (3). O evento atmosférico teria acontecido por volta de 17 horas.

Conforme relatos, o possível tornado teria danificado parte de uma lavoura de milho e o telhado de um paiol. O vídeo foi gravado por uma jovem de 17 anos, moradora da comunidade.

“Eu estava recolhendo a roupa do varal quando me deparei com o movimento das nuvens no horizonte. Ela subiu e desceu umas três vezes e parecia que tocava o solo. Durou uns 10 minutos. O vento era fraco onde moro, mas a formação das nuvens assustou e chamei minha mãe para ver’, comenta Kátia Justi Lolli.

Foto: Sul In Foco/ Kátia Justi Lolli

As imagens foram repassadas em um grupo de produtores de leite na região que também questionaram o evento. A propriedade atingida seria de parentes da jovem e fica a aproximadamente dois quilômetros de onde ela mora.

Mesmo com as evidências, não há como garantir que seja um tornado. “É apenas uma nuvem funil e nada mais. Tentei verificar nas imagens se a nuvem desce até o solo, mas não fica claro. No caso do destelhamento, pode acontecer em qualquer evento climático. O certo é averiguar o local onde o solo foi atingido e assim, poderíamos analisar de forma mais precisa”, afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correia.

A “nuvem funil” é a denominação dada a um vórtice parecido com um tornado, mas que não chega a tocar o solo. O mesmo evento já foi registrado por agricultores recentemente, em Nova Veneza.

O meteorologista da Epagri/Ciram em Urussanga, Márcio Sônego, também analisou as imagens e confirmou a possibilidade de ocorrer tais eventos atmosféricos em função do sistema de baixa pressão que esteve sobre o Sul do Brasil nos últimos dias. “Pode haver a formação de nuvem funil nestas condições. A situação atmosférica favorecia, inclusive na formação de temporais”, destaca.

A comunidade do Rio Hipólito está localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Orleans e próxima da Serra Geral. Ainda segundo a Defesa Civil do município, não há registro de estragos com os temporais registrados nos últimos dias na cidade.

Veja o vídeo:

 

Comments

comments