segunda-feira, novembro 19, 2018
Home Notícias Clima Técnicos acompanham a velocidade dos ventos e a localização onde o ciclone...

Técnicos acompanham a velocidade dos ventos e a localização onde o ciclone vai ocorrer

850
Simulação modelo Europeu (Foto: Windy)

Enquanto isso, temos uma quinta-feira de nuvens carregadas e chuva em diversas regiões de Santa Catarina.

As imagens de satélite mostram que a quinta-feira será de nuvens carregadas (em tons de verde e vermelho) sobre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, devido a um sistema de baixa pressão e uma frente fria no oceano.  A corrente de jato (ventos fortes em altitude) favorece a presença de nuvens no sul do País. 

Em Santa Catarina, teremos chuva fraca entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte e Litoral Sul, devido à circulação marítima (umidade do mar), associada a uma alta pressão com centro no mar, altura do Uruguai.

O clima fica ameno em todas as regiões e as máximas ficam entre 18/25°C na maior parte de Santa Catarina, 16/19°C no topo da Serra, nas praias entre 21/24°C, entre 26/29°C em pontos do Extremo Oeste.

SOBRE A FORMAÇÃO DO CICLONE EXTRATROPICAL

Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão muito comuns no Litoral Sul do Brasil, apresentando maior frequência entre final de outono e início da primavera. O ciclone se formará entre a noite de sexta-feira (26/10) e manhã de domingo (28/10), entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Técnicos acompanham agora a velocidade dos ventos e a localização onde o fenômeno vai ocorrer.

O modelo Europeu de previsão do tempo aponta o ciclone formado no sábado à tarde, bem na altura do Rio Grande do Sul próximo à costa. Caso esse modelo se concretize, teremos um dia de vento forte que irá até domingo. Segundo o modelo, rajadas de 100 km/h a mais em vários pontos de SC e RS.

Já o modelo Americano mostra o ciclone formado no sábado à tarde, porém, mais afastado da costa e na altura do Sudeste do Brasil. A previsão da velocidade dos ventos, caso o modelo aponte essa projeção, seria de 70 a 90 km/h.

Simulação modelo Europeu (Foto: Windy)

Comments

comments