Home Notícias Geral Siderópolis poderá receber um novo nome

Siderópolis poderá receber um novo nome

2385

Projeto já foi encaminhado aos vereadores e agora Administração Municipal busca medidas para esclarecer dúvidas da população.

Para relembrar das raízes italianas e alavancar o turismo na cidade, o município de Siderópolis investe em novas alternativas. Uma delas foi anunciada pelo prefeito Hélio Cesa, o Alemão, na noite do último domingo (15), durante a missa comemorativa aos 127 anos de colonização italiana do município. O chefe do executivo propôs aos moradores o acréscimo da palavra “Belluno” ao nome da cidade.

Caso seja aprovado, até o final do ano, a cidade poderá chamar-se Siderópolis Belluno. “É uma proposta antiga que já foi levantada por algumas associações da cidade. O apelo também contribuirá com o turismo, já que temos as cidades vizinhas Nova Veneza e Treviso”, afirma.

O acréscimo do nome durante as festividades dos 60 anos de emancipação política e administrativa de Siderópolis. “Estamos corrigindo um erro que foi imposto há muitos anos atrás, durante a ditadura Vargas, em uma época onde nossos antepassados não podiam falar italiano em público. Houve muita falta de respeito com nossos colonizadores”, conta.

O primeiro passo da Administração Municipal foi encaminhar o projeto à Câmara de Vereadores para aprovação dos membros do legislativo. Ainda de acordo com Alemão, os vereadores foram receptivos e aprovaram a ideia. “Precisamos desmistificar algumas situações. Não precisa trocar o nome da cidade no documento, é uma dúvida que muitos têm. Então agora, vamos criar uma estratégia de esclarecimento”, destaca.

Com informações do Portal DN Sul

Comments

comments