quinta-feira, julho 19, 2018
Home Entretenimento Curiosidades Por Que O Álcool Deixa As Pessoas Bêbadas?

Por Que O Álcool Deixa As Pessoas Bêbadas?

13819

Você é daqueles que não dispensa uma boa bebida de vez em quando? Que adora aproveitar um fim de semana pra beber com os amigos? Essa é uma das atividades preferidas dos brasileiros e de pessoas do mundo todo. Muitos acabam bebendo não pelo sabor, mas sim pela famosa tontura que sentimos depois de alguns copos. Mas já parou pra pensar em como o álcool te afeta? Embora saibamos de todas as alterações comportamentais que ele pode provocar, por que isso acontece?

Convenhamos, o álcool pode nos fazer bem. Ele é capaz de nos dar aquela coragem extra pra chegar na pessoa em que estamos afim, ou fazer com que nos sintamos mais relaxados em certas ocasiões… Claro, se for consumido de forma consciente. Mas qual a diferença entre tomar 3 copos de cerveja por exemplo, te proporcionando bons momentos, ou tomar 12 e começar a vomitar no ombro do amigo?

O álcool e seus efeitos sobre uma pessoa

As bebidas alcoólicas possuem em sua composição o princípio ativo do álcool comum, o etanol. Dessa forma, após a entrada em seu corpo, ele começa a fazer um grande passeio em seu sistema digestivo, passando pela corrente sanguínea e membranas celulares até chegar ao ponto de afetar o cérebro. É nesse momento que as coisas começam a ficar realmente interessantes. Ao atingir o cérebro, o etanol atua como um depressor de seu sistema nervoso central, fazendo com que a dopamina, conhecida como um dos hormônios da felicidade, seja ligada aos receptores nervosos.

Partindo dos receptores, o etanol se liga a um neurotransmissor responsável por excitar nossos neurônios, chamado de glutamato. Dessa forma, ele não permite sua ativação, fazendo com que nossos processos cognitivos se tornem mais lentos e que nossa resposta aos estímulos externos sejam bem menos intuitivas. Esse princípio ativo do álcool também pode manter ligação com o ácido gama-aminobutírico, ativando seus receptores.

Assim, os efeitos apresentados na pessoa são a calma e o sono, fazendo com que se intensifiquem de forma gradativa. No entanto, é claro que outros fatores estão associados aos motivos pelo álcool embebedar alguém. Dentre eles, podemos citar a idade, o sexo e o peso, que são determinantes na quantidade de álcool que você poderá ingerir sem sentir seus efeitos de forma agressiva.

Processo de metabolização

Estima-se que o álcool seja metabolizado a uma velocidade de 29 mililitros por hora, pelas enzimas de nosso fígado. Portanto, quanto maior a quantidade, maior o tempo para que você se sinta bem novamente. Embora o composto também possa ser eliminado do nosso corpo por meio da urina ou expulso pelo vômito, moléculas de etanol podem acabar se infiltrando em nossa pele, o que pode ocasionar problemas a longo prazo.

Apenas para que você tenha uma ideia, ingerir 1 litro de álcool em uma única ida ao bar, por exemplo, pode depreciar tanto suas funções cerebrais que o órgão pode se tornar incapaz de enviar ao seu corpo sinais de vida cruciais, a exemplo da respiração ou controle de frequência cardíaca. Esse é o principal motivo parra o desencadeamento de uma intoxicação aguda por álcool… Pessoas morrem por isso!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Comments

comments