Por que as vassouras ficam de pé? Desafio das redes sociais é pura física

659

Vai dizer que não tentou?

Nada de Jair Bolsonaro, Big Brother ou rodada dos estaduais. O assunto que tomou as redes sociais no final de semana foi um só: por que as vassouras estavam ficando de pé sozinhas? 

Dificilmente alguém que tenha redes sociais não viu foto de uma ou mais vassouras equilibradas de pé, sozinhas, como se estivessem amarradas. Pois não se trata de truque nenhum. Quem explica a nova febre das redes sociais é a ciência.

Tudo começou na sexta-feira (7), em história atribuída à Nasa. Mas não, isso não é verdade. A suposta explicação de que a Terra estaria em um ponto de sua órbita no qual sua rotação estaria em perfeito equilíbrio é falsa. Mas mesmo assim as vassouras estão parando de pé.

O fato de vassouras estarem ficando de pé em redes sociais não comprova esse suposto equilíbrio perfeito da rotação terrestre. Apenas coloca em prática uma outra lei da física, que também afeta nosso planeta: as forças gravitacionais.

No caso da vassoura estamos falando de um objeto que tem seu centro de passa próximo da base, onde ficam as cerdas. Por conta disso, quando apoiamos a vassoura sobre a sua base, a força que é causada pelo peso do cabo é distribuída nas cerdas, equilibrando o objeto.

Por conta disso, em alguns casos a “mágica” simplesmente não funciona: porque nem todas as vassouras foram projetadas para sustentar o próprio peso. Em algumas, por sua vez, o centro de massa por estar acima do cabo, o que tornaria mais difícil. Mas, de qualquer modo, tudo explicado pela física.

Fonte: Yahoo.com

Comments

comments