segunda-feira, julho 23, 2018
Home Cidades Laguna Polícia Militar de Laguna e Imbituba promovem solenidade comemorativa 183 anos da...

Polícia Militar de Laguna e Imbituba promovem solenidade comemorativa 183 anos da PMSC, em Laguna

8963

Para celebrar os 183 anos da Polícia Militar de Santa Catarina, o 28º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Laguna e a Guarnição Especial de Polícia Militar de Imbituba promoveram na tarde desta segunda-feira, 07, nas dependências do 28ºBPM  a solenidade militar comemorativa.

A cerimônia, que contou com a presença do secretário executivo da ADR de Tubarão, José Ricardo Medeiros, do comandante da 8ª Região e Polícia Militar, coronel João Carlos Neves Júnior, prefeito municipal de Laguna, Mauro Vargas Candemil, vice-prefeito do município de Pescaria Brava, Lourival de Oliveira Izidoro, do comandante do 28º BPM, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes,  do comandante do 5ºBPM, tenente-coronel Silvio Roberto Lisboa, da Guarnição PM de Imbituba, tenente-coronel Jean Carlos de Brida e Silva, chefe da Central Regional de Emergências,tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, comandante da Guarnição PM de Braço do Norte, major Peterson do Libramento, do sub-comandante da 3ªCia do 63º BI do Exército de Tubarão, capitão Hélio Viana Santos Sobrinho, do delegado regional de polícia civil de Laguna, Raphael Johann Giordani, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar e Laguna, tenente Marcos Leandro Marques, entre outras autoridades civis e militares, familiares e comunidade prestigiaram o evento.

Seguindo a solenidade, foram entregues os brasões por mérito pessoal aos seguintes policiais militares:

Brasão de Mérito 1ª Categoria – concedido pelo comandante-geral da Polícia Militar: subtenente José Mauro Acácio Pereira e Jair Rodrigues.

Brasão de Mérito 2ª Categoria – concedido pelo comandante da 8ª Região de Polícia Militar: 3º sargentos Jiovane Pacheco de Oliveira, Marcelo Machado da Silva, Aguinaldo Farias João, Eder Fernandes, Osair Freitas Júnior, Daniel Pedro Rosa, Pedro Neto De Souza e o cabo Luiz Henrique Pacheco Dalbosco.

Brasão de Mérito 3ª categoria – concedido pelos comandantes do 28º Batalhão de Polícia Militar e da Guarnição Especial de Polícia Militar de Imbituba:  os 3º sargentos Alexandre Paschoaloti Messa, Aricésar da Silva Fernandes, Romir Cândido, Darcísio Brum, Valdeni Carlos Pereira e os cabos Diego Zucheto, Thales Carneiro Maurício, Leandro Floripe de Jesus, e os soldados Rallf Antônio Soares, Euclides Gercino da Silveira, Willian Bortolo Fontana Fernandes, Maicon Osvaldo Ferreira. 

Em seguida foram entregues as medalhas de mérito por tempo de serviço,  concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos e que neste período tenha prestado bons serviços nas funções desempenhadas.  

Foram agraciados com a medalha 30 anos de efetivo serviço:  tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes,  medalha 20 anos, major Rogério Piovesano Bartolamei, major Givanildo Rodrigues, capitão Marcelo Oliveira Santos, 2º sargento Flávio Da Silva Rosa, e os 3º sargento Portinho Gomes Plácido, Rosimário João Felipe, Luciano Pereira Barbosa, Marcos Roberto Belmiro, Cláudia Guimarães Pacheco Borges, Sidnei Gonçalves, com a medalha de 10 anos,  o cabo Diego Zucheto. 

O 28º BPM também concedeu uma menção elogiosa ao 3ª sargento Sandro Silva, que recentemente ingressou na reserva remunerada. Ele recebeu das mãos dos comandantes da 8ª RPM, coronel João Carlos Neves Júnior e do  28º BPM, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, um diploma de Honra ao Mérito, pela dedicação e comprometimento com a instituição e aos relevantes serviços prestados a sociedade ao logo dos seus 30 anos de efetivo serviço na PMSC.

Durante a solenidade o município de Pescaria Brava entrega para o 28º Batalhão de Policia Militar, um  dispositivos elétricos incapacitantes, tipo spark e oito coletes tático que serão disponibilizados para os policiais militares do município Pescaria Brava.

Também no evento comemorativo, com o objetivo de homenagear e demonstrar o reconhecimento e gratidão à autoridades civis, militares e instituições que não medem esforços no engrandecimento da Polícia Militar de Laguna, foi entregue a placa “Amigo do 28º Batalhão de Polícia Militar”.

A formatura também contou com o ato de promoções de policiais militares.

À graduação de 1º Sargento: 2º Sargento Marcelito de Oliveira Agostinho e a graduação de Cabo o soldado Geraldo dos Santos Junior.

Por ato de bravura foi promovido a cabo, o policial militar Ralff Antônio Soares, lotado na Guarnição Especial de Polícia Militar de Imbituba.

Em continuidade aos atos foi realizada a inauguração do canil setorial do 28º BPM.

HISTÓRICO DO CANIL:

O canil setorial do 28ºBPM foi implantado nesta unidade no ano de 2011, sob o comando do tenente-coronel Adilton Maciel, comandante na época da então Guarnição Especial de Polícia Militar.

A estrutura inicial do setor contava apenas com o cão “urso”, doado por um morador de Laguna, o qual passou por um longo período de adestramento no canil central de Florianópolis, tendo como seu condutor o soldado Vanderlei Costa Ferreira.

Com o passar do tempo nossa equipe foi ampliada, atualmente está formada por três policiais militares e dois cães.

Efetivo este empregado em ações de policiamento, tais como: ações preventivas e repressivas, atuando no patrulhamento tático k-9; cães farejadores de entorpecentes; policiamento em praças desportivas e demonstrações caninas.

A equipe também apóia outras unidades de segurança pública como: unidade prisional, policia civil e unidades da polícia militar da região.

Encerrando a solenidade foi realizado o descerramento da placa de inauguração do canil setorial do 28º BPM.

 

Fonte: 28º Batalhão de Polícia Militar

Comments

comments