Junho vermelho: demanda por bolsas de sangue é crescente em Santa Catarina

239
#Pracegover Na foto, pessoa segurando uma bolsa de sangue

No momento, o Hemosc precisa principalmente dos tipos sanguíneos A+, O+ e O-

Para reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores, em junho é celebrada  a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês está relacionada com a chegada do inverno, já que com a queda da temperatura, os estoques de hemocentros costumam ficar mais baixos. Nesta terça-feira (14) foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em Santa Catarina, o coordenador do setor de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), Silvio Batiistella, de 52 anos, destaca que foram mais de 50 mil doações nos primeiros cinco meses do ano.  Ele expõe que em 2020 e 2021, o Hemosc enfrentou uma crise bem severa, porém, a população sempre respondeu aos apelos do órgão.

A demanda por bolsas de sangue é crescente, principalmente em razão de cirurgias de média e alta complexidade realizadas nos hospitais da região, assim como, nos tratamentos oncológicos. No momento, o Hemosc precisa principalmente dos tipos sanguíneos A+, O+ e O-.

No Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue. Um número pequeno, apesar de ser considerado aceitável. Mas que precisa ao menos chegar ao dobro para ser considerado ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

É importante que as pessoas acompanhem as informações relacionadas à doação de sangue, porque a necessidade se mantém e temos que atender. Doar sangue é seguro, pois todos os cuidados foram tomados para proporcionar o máximo de segurança para o doador. O sangue é insubstituível. Uma única doação pode salvar várias vidas.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. Para agendamentos, bem como mais informações sobre as etapas da doação de sangue e onde doar, acessar o site www.hemosc.org.br.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco 

Comments

comments