Conferência Municipal vai debater Laguna. Questionário quer levantar propostas dos moradores.

O evento preparatório para 6ª Conferência Municipal das Cidades ocorreu nesta quinta-feira, dia 3, no auditório da Udesc, com participação de entidades.

Os cinco temas do debate foram apresentados e os grupos divididos, cada um deverá levantar propostas para apresentar no dia do evento, dias 2 e 3 de dezembro em Laguna. Um dos desafios da Conferência é fazer com que o cidadão reflita sobre a realidade de sua cidade: quais são seus desafios, características, identidades e potencialidades.

Um questionário foi lançado online para a comunidade responder perguntas sobre a cidade: http://migre.me/vpTGQ.
As respostas serão encaminhadas aos grupos, que farão uma triagem. No dia da conferência, as propostas serão apresentadas e definidas. O documento final irá contribuir para a atuação do Conselho Municipal do Desenvolvimento e para os próximos governantes. Também serão encaminhadas para os órgãos responsáveis.
O tema principal da conferência é Função Social da Cidade e da Propriedade. A etapa municipal precede as conferências estaduais e nacional.

Os assuntos debatidos serão:

Áreas protegidas;
Assentamentos precários;
Turismo;
Patrimônio histórico e cultural;
Infra-estrutura e serviços.

Com coordenação do Conselho Municipal do Desenvolvimento, a conferência pretende sensibilizar a comunidade e abrir um espaço de diálogo entre moradores e Governo, com o intuito de contribuir para um município mais justo e igualitário.

O arquiteto da Secretaria Municipal do Planejamento, Flávio Alípio, mediou o debate do encontro preparatório. Para ele "importante ouvir e provocar discussões para compreender melhor a cidade. O Plano Diretor levantou várias discussões, antes pouco debatidas. Agora, a conferência pretende aprofundar e levantar propostas", disse.

O professor José Antônio, do grupo sobre áreas protegidas, lembrou da atual situação do município em relação ao meio ambiente e cultural. "A sociedade precisa compreender que vivemos num município diferente, com espaço diferente. Entender a necessidade da cidade é importante", disse ele.

A educação cultural e patrimonial foi levantada como algo transformador para a cidade.
O representante do Iphan, Fabiano dos Santos, apresentou o mapa do tombamento histórico que deverá ser levado para a conferência.

A arquiteta Claudione Fernandes, da Secretaria de Planejamento, explica a importância da participação "convocamos todos os moradores e moradoras da cidade a nos ajudarem a pensar e construir uma Laguna melhor, respondendo um questionário que objetiva entender como os moradores de Laguna percebem a sua cidade", explica.

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

20°C

Laguna - Santa Catarina

Cloudy

Humidity: 95%

Wind: 28.97 km/h

  • 27 May 2017 20°C 19°C
  • 28 May 2017 21°C 19°C