População de Laguna é convocada para puxar caminhão do Corpo de Bombeiros

População de Laguna é convocada para puxar caminhão do Corpo de Bombeiros Foto: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna

Nesta quarta-feira (25), milhares de pessoas ao redor do mundo vão reservar um tempo do seu dia para a prática de um esporte ou atividade física no Dia do Desafio 2016, fazendo valer o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, com coordenação no Brasil do Sesc.

Essa será a 22ª edição do evento. Laguna vai disputar com a cidade mexicana Chipas. Vence quem conseguir ter o maior número de pessoas praticando alguma atividade física nesta data. A concentração será em frente ao colégio Ceal, no centro histórico, das 9h às 16h. Começa com uma caminhada,​ depois​ às 16h tem concentração para tração (puxar) o caminhão do Corpo de Bombeiro.

Qualquer pessoa pode participar entrando em contato com o Sesc de Laguna, no 3644-0152, para fazer o registro. O evento tem apoio do Governo Municipal.

Em 2015, Laguna foi campeã. Foram 8.788 mil pessoas praticando algum tipo de atividade física no Dia do Desafio. Correspondeu a 17,05% da população, vencendo a concorrente, a cidade de San Ramón, da Costa Rica, na América Central.

A coordenadora do evento em Laguna, Miriam Rodriguês, explica que o evento é realizado, anualmente, na última quarta-feira do mês de maio. "Tem o objetivo de incentivar à vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis, para pessoas de todas as idades".

Em Santa Catarina está confirmada a participação de 206 cidades, que vão aderir ao movimento sob o comando de unidades do Sesc, prefeituras municipais e diversas parcerias locais.

A expectativa é mobilizar 2,2 milhões de pessoas em todo o Estado, com uma programação diferenciada para atrair e incentivar a participação do público. A proposta é parar por pelo menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas.

As Unidades do Sesc em Santa Catarina já iniciaram a programação do pré-evento e realizam lançamentos locais, com as presenças de representantes das prefeituras dos municípios da região, parceiros e convidados.

Saiba mais

Criado no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio.

Cada município organiza atividades físicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possível para participar. Vencerá o que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”.

Em 2016, o Dia do Desafio recebeu 3.444 cidades inscritas, num total de 19 países. No Brasil, são 1.323 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. Ao redor da América Latina, países como México, Guatemala, Cuba e Venezuela também irão participar.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela T​afisa (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos Departamentos Regionais do Sesc em todo o país, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais.

O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).

Colaboração: Assessoria de imprensa Sesc/SC ​

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

22°C

Laguna - Santa Catarina

Mostly Cloudy

Humidity: 74%

Wind: 28.97 km/h

  • 24 May 2017 22°C 20°C
  • 25 May 2017 21°C 20°C