Informativo CDL fevereiro e março/2016

Estatística – Fevereiro/2016

Pré-Carnaval no Centro Histórico

Um público fiel as escolas de samba de Laguna tem frequentado as noites do pré-carnaval no centro histórico, na rua Raulino Horn.
Até o dia 3 de fevereiro, as cinco entidades carnavalescas se dividem para mostrar seu samba. Nesta quarta-feira, dia 20, tem Xavante e Brinca quem Pode. A folia começa às 22h, com infraestrutura cedida pela prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Turismo.
A escola Xavante tráz para a avenida o samba-enredo "Kéramos", que significa cerâmica em grego, com composição de Cristian Soares. Xavante foi fundada em 1946, considerada uma das primeiras entidades carnavalescas. Em 2013, conquistou o segundo lugar no desfile oficial.
Brinca quem Pode vai cantar "Vinho, néctar dos Deuses", a escola de samba do bairro Progresso, popular Roseta, foi criada em 1947, passaram 69 anos com muitas histórias e conquistas.
A Vila Isabel, com fortes raízes no Morro da Glória, canta "A Diversidade da Energia que move o mundo", de autoria de Bira Azevedo e Renato Demétrio na composição do samba. A escola foi fundada em 1958.
A Mocidade Independente, nome em alusão a escola carioca, conta a história da cerveja, considerada, segundo o enredo, um presente dos deuses. Iniciou sua história em 1980, tem sua sede no bairro Progresso.
Os Democratas tem como presidente uma mulher, Claúdia Netto Lopes da Silva. Tradicional escola do Campo de Fora, acumula 21 títulos. No seu enredo para 2016 conta a história da cidade de Gramado. A escola foi criada em 1958.
Dia do desfile
No dia 5 de fevereiro, as cinco escolas vão desfilar na rua Gustavo Richard, sem competição, mas com garra e criatividade, segundo o presidente da Liga as Entidades Carnavalescas de Laguna, Júlio Cesár da Silva.
Um pouco de história
A história do carnaval em Laguna começa nos primeiros anos do século XX, por influência do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. "Município era uma cidade portuária, a comunicação de porto a porta trazia as tradições. Muitos trabalhadores comentavam sobre o carnaval no Rio de Janeiro e, a partir dessa troca de informações, o lagunense iniciou as brincadeiras carnavalescas e a cidade começou a realizar a festa", retrata o historiador Antônio Carlos Marega.
No início surgiram os primeiros blocos carnavalescos, os bailes nos clubes da cidade e os famosos "corsos", onde as pessoas se fantasiavam, decoravam seus veículos e desfilam pelas ruas.
Com fantasias criativas os blocos de multiplicavam nas décadas de 20, 30 e 40, como Pingos e Respingos, Os Respingados, Bola Preta, Bola Branca, Bola Azul, Tenentes do Diabo, Os Guaranis, Filhos de Neputano, Diabo a Quatro, Pingo de Prata, Pingo de Ouro e outros tantos animavam os clubes da cidade e as ruas. Muitos dos blocos foram raízes das futuras entidades carnavalescas.
As escolas de samba foram fundadas nos anos 40, 50 e 60 por apaixonados pelo carnaval e admiradores da folia carioca. No início, eles desfilaram no centro histórico, nas proximidades da igreja Santo Antônio e também na rua Gustavo Richard, popular rua da Praia. Usavam caminhões e veículos próprios como carros alegóricos. Desde período foram criadas as escolas Amigos da Onça, Mangueira, Acadêmicos do Samba, Protegidos do Samba, Bem Amado, Unidos da Vila Esperança, Rosecler e Portela, hoje apenas nos registros dos antigos carnavalescos.
Fonte: Livro: Carnaval Catarinense e suas cidades
Programação
Quarta-feira, dia 20
22h - E.S. Brinca Quem Pode
23h - E.S. Xavante

Quinta-feira, 21
22h - E.S. Democratas
23h - E.S. Vila Isabel

Sexta-feira, dia 22
22h - E.S. Brinca Quem Pode
23h - E.S Mocidade

Sábado, dia 23
22h - E.S. Mocidade
23h - E.S. Xavante
00h - E.S. Vila Isabel

Domingo, dia 24
22h - E.S. Brinca Quem Pode
23h - E.S. Democratas

Terça-feira, dia 26
22h - E.S. Vila Isabel
23h - E.S. Democratas

Quarta-feira, dia 27
22h - E.S. Brinca Quem Pode
23h - E.S. Mocidade

Quinta-feira, dia 28
22h - E.S. Vila Isabel
23h - E.S. Mocidade

Sexta-feira, dia 29
22h - E.S. Democratas
23h - E.S. Brinca Quem Pode

Sábado, dia 30
22h - E.S. Mocidade
23h - E.S. Xavante
00h - Vila Isabel

Domingo, dia 31
22h - E.S. Brinca Quem Pode
23h - E.S. Democratas

Terça-feira, dia 02
22h - E.S. Vila Isabel
23h - E.S. Mocidade

Quarta-feira, dia 03
22h - E.S Brinca Quem Pode
23h - E.S. Democratas
00h - E.S. Xavante

Fonte: Prefeitura Municipal

Entrega dos Vale-Compras do Natal Premiado 2015

A partir do dia 15 de janeiro, os contemplados da promoção Natal Premiado 2015 puderam foram autorizados a recolher seus 4 (quatro) vale-compras no valor de R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais) totalizando o prêmio de R$ 1.000,00 cada. O vale-compras poderia ser trocado em até 4 (quatro) lojas participantes da campanha. Parabéns aos ganhadores!

Reunião sobre os recursos de 2015 é realizada no gabinete do Prefeito

No dia 22 de janeiro, às 15h30 no gabinete do prefeito reuniram-se Damianos Andreadis, Presidente da CDL de Laguna, Valéria Olivier Alves, Presidente da ACIL, Samir Ahmad, representando a diretoria do Sindilojas, Everaldo dos Santos, Prefeito Municipal, Henio Marcelino Cardoso, secretário da Fazenda, Administração e Serviços públicos e Diretor de finanças e Iberê Aguiar Jaques, secretário de turismo, lazer e comunicação para tratarem de assuntos referentes ao recurso de 2015 e o projeto de Natal de 2016.

1ª Reunião de diretoria é realizada junto com as entidades CDL, ACIL e SINDILOJAS

No dia 25 de janeiro, às 16h30, na sede da entidade da CDL de Laguna reuniram-se a diretoria das três entidades CDL, ACIL e Sindilojas. Estavam presentes o presidente da CDL, Damianos Andreadis, a diretora financeira e também presidente da ACIL, Valéria Olivier Alves, o vice-presidente, Samir Ahmad, a secretaria, Ondina Silveira, os conselheiros fiscais Marcelo Massih e Same Omar Mohammad, o diretor de assuntos do Jovem Empresário, Patrik Paulino, o presidente do Sindilojas, Natanael Wisintainer, o representante da diretoria do Sindilojas, Ausenir Cândido e o assessor jurídico Luís Fernando Nandi para tratarem de assuntos relacionados ao crescimento do município.

Estatística – Janeiro/2016*

O SPC/SC no mês de dezembro obteve 3873 consultas em Laguna. Foram efetuados 580 registros/negativações e 591 recuperações de crédito.
Esse foi o movimento de consultas, registros e recuperações durante o mês de janeiro de 2016, ocorridos na CDL.

 

Estatística – Março/2016

O SPC/SC no mês de março obteve 5317 consultas em Laguna. Foram efetuados 857 registros/negativações e 622 recuperações de créditos.

Este foi o movimento de consultas, registros e recuperações durante o mês de março de 2016, ocorridos na CDL.

CDL de Laguna participa da reunião de gestores em Braço do Norte

Realizada em Braço do Norte, a primeira Reunião Regional de Gestores das CDLs foi promovida em 16 de março pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL/SC. Participaram do encontro os gestores dos distritos 26º e os demais distritos da região. No encontro foram apresentados dados estatísticos, orientações sobre novos serviços disponibilizados e o PEX – Programa da Excelência das CDLs.

O primeiro Sábado Legal do ano foi realizado no último dia 09.

Foi realizado no dia 09 o Sábado Legal do mês de abril, que movimentou o comércio lagunense e os estabelecimentos permaneceram abertos até às 17 horas. O evento contou com diversas brincadeiras proporcionadas pelo SESC de Laguna, com pinturas no rosto, pula-pula, piscina de bolinhas, entre outros. Além disso, aconteceu o recolhimento de lixo eletrônico e a CDL em parceria com doze associados distribuíram tickets gratuitos de algodão doce, pipoca e brinquedos.

A CDL de Laguna tem uma nova parceria: Clínica Pró-vida!

Com o cartão clube de benefícios você e sua família poderão usufruir de produtos e serviços, com vantagens exclusivas, como descontos na Clínica Pró-Vida, além de outros parceiros. Para mais informações entre em contato com a nossa secretaria no (48) 3644-0405!

Workshop de Manipulação em Boas Práticas em Manipulação de Alimentos é realizado

Nos dias 04 e 05 de Abril, em parceria com o Senac, no auditório da CDL de Laguna foi realizado um workshop de Manipulação em Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com a facilitadora Emilene Vechi onde estiveram presentes proprietários e colaboradores de empresas do segmento alimentício.

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

20°C

Laguna - Santa Catarina

Cloudy

Humidity: 95%

Wind: 28.97 km/h

  • 27 May 2017 20°C 19°C
  • 28 May 2017 21°C 19°C