Turismo profissional - Atrações da rota da baleia serão traçadas

O Workshop de Comercialização de Produtos Turísticos será promovido pelo Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina nesta sexta-feira (19). O evento está agendado para ocorrer na Câmara de Vereadores de Garopaba, a partir das 15h. O foco é orientar empresários de Laguna, Imbituba e Garopaba, municípios participantes do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleia-Franca, e formatar o “cardápio” de atrações a ser oferecido aos visitantes.

"Este evento sedimenta uma etapa importante no cronograma de atividades do projeto, pois configura uma ação realizada para reverter uma deficiência destas três cidades, a de explorar os potenciais atrativos turísticos como produtos", alerta a coordenadora estadual da Rota da Baleia-Franca pelo Sebrae, Juliana Baldessar Ghizzo.

“Hotéis, pousadas, restaurantes, transportes e condutores ecológicos precisam ser conscientizados a criar opções para o turista se estabelecer na região, a melhorar o atendimento, por exemplo. Essa movimentação ocorre para que a cadeia produtiva tenha sustentabilidade fora da temporada de verão, aproveitando o potencial do ecoturismo”, enfatiza Juliana.

Berçário das baleias-francas, a Área de Preservação Ambiental (APA) do litoral Sul Catarinense é o único local no Brasil onde se pode avistar estes mamíferos por terra. "Há necessidade de organizarmos demandas e produtos. Esta construção é lenta, mas cabe reforçar o potencial enorme na área. Além das baleias em alto mar, temos inúmeros itens que podem ser incluídos a um tipo de cardápio regional”, planeja Juliana.

Resultados em médio prazo

Visitas técnicas nos três municípios beneficiados para o desenvolvimento de ações efetivas ocorreram entre agosto e outubro do ano passado, mas a expectativa do Sebrae/SC é beneficiar, nos próximos três anos, 300 empreendedores que atuam na área da APA da Baleia-Franca, que compreende as cidades entre Paulo Lopes, na região de Florianópolis, e Balneário Rincão, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Na primeira etapa, 30 microempresários de Laguna, Garopaba e Imbituba receberam capacitação sobre gestão financeira, recursos humanos, planejamento em marketing, entre outros temas. O objetivo foi garantir a ampliação da receita em 20%. Já a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos turistas deverá alcançar o índice de 80%.

Recursos garantidos

O Sebrae Nacional destinou R$ 2,4 milhões para o projeto. A contrapartida estadual foi de R$ 445 mil. “É um valor pequeno para um projeto tão importante"m destaca o prefeito da Cidade Juliana, Everaldo dos Santos.

Fotos: Sebrae/Divulgação/Decom e Enrique A. Litman/LBF/Sebrae/Divulgação/Decom
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

22°C

Laguna - Santa Catarina

Mostly Cloudy

Humidity: 74%

Wind: 28.97 km/h

  • 24 May 2017 22°C 20°C
  • 25 May 2017 21°C 20°C