Bombeiros - Obras do novo quartel atingem 85%

Mais uma obra que entra para a história em Laguna chega à etapa final. O prédio do novo quartel do 2º Pelotão da 2ª Companhia do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, no bairro Portinho, está 85% pronto. Os últimos detalhes, como aberturas, pintura e instalação de repartições internas, serão concluídos até março. “Todos os trabalhos estão dentro do cronograma inicial. Ou seja, vamos entregar dentro do prazo estipulado”, garante o comandante dos bombeiros de Laguna, tenente Marcos Leandro Marques.

A construção iniciou no último mês de agosto e nasceu da parceria entre a prefeitura e bombeiros. Os recursos, R$ 690 mil, são provenientes do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Após a conclusão da área física, o governo do estado, por meio da diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional, em Laguna, dará início ao processo de licitação para os serviços de compra de paver - para o pátio interno - e construção do muro. Paralelamente e em contrapartida serão adquiridas as mobílias, de responsabilidade do poder público municipal, após ser aberto um processo específico. Este último projeto tem a colaboração do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus lagunense da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Ainda não temos um valor exato necessário para esses dois procedimentos. No entanto, o que há de concreto é a data que iniciaremos os atendimentos em nossa nova sede: 1º de julho”, informa Marques. Este também deverá ser o dia da inauguração.

O atual prédio da 2ª Companhia funciona no mesmo local desde o dia 18 de dezembro de 1995. Era para ser um ponto provisório, mas está praticamente na mesma situação há pouco mais de duas décadas. Neste período, a corporação adquiriu muitos materiais, como veículos, lanchas, caminhões, ambulâncias, e ainda aumentou o seu efetivo. Há tempos não comporta toda esta infraestrutura. Com a nova e ampla sede, além de melhor localizada para a realização de atendimentos emergenciais, os bombeiros terão espaço para treinamentos e outras atividades.

A Construtora Toco foi a vencedora da licitação e é a responsável pelas obras. “É com muita alegria que podemos participar deste trabalho. As reivindicações não param por aí. Vamos solicitar, por meio de parcerias, a melhoria ou a construção de novos quartéis da Polícia Militar e da Marinha, que também estão instalados em nosso município”, planeja o prefeito Everaldo dos Santos.

Os bombeiros atuam no combate a incêndio, acidentes, salvamentos aquáticos e atendimentos pré-hospitalares. Em Laguna, 20 militares, dois comunitários particulares e oito comunitários voluntários compõem a equipe. “Nossa maior demanda de atendimento de emergência fica no bairro Portinho e nas rodovias SC-436 e BR-101. Teremos um quartel com acessibilidade”, finaliza Marques.

Fotos: Vânio Santos/Decom
Texto: Rafael Andrade
Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Laguna
Jornalista profissional: SC03169JP
(48) 8844-2985 e (48) 9664-1502

Bingo sites http://gbetting.co.uk/bingo with sign up bonuses

22°C

Laguna - Santa Catarina

Mostly Cloudy

Humidity: 74%

Wind: 28.97 km/h

  • 24 May 2017 22°C 20°C
  • 25 May 2017 21°C 20°C