Hospital de Jaguaruna faz dois partos de emergência em menos de 24 horas

621

Partos ocorreram no último sábado (25), momentos após o temporal que devastou o município. Enquanto do lado de fora, as ruas ficavam alagadas, dentro, as funcionárias “lutavam” para tirar a água que insistia em invadir e interditar parcialmente o hospital.

O excesso de chuvas nos últimos dias, inclusive provocando a interdição da ponte do acesso principal ao município, mudou a rotina dos moradores de Jaguaruna – e também a do Hospital de Caridade da cidade, que fica no Sul do Estado. Mesmo sem maternidade, o hospital, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura, fez dois partos de emergência em menos de 24 horas, ambos no sábado, 25.

O primeiro foi de madrugada, após muita chuva, estragos e com a cidade praticamente isolada. E literalmente debaixo de mau tempo nasceu o menino Miguel Dort Amaral, filho de Kailayne da Silva Dort. Enquanto fora do hospital, as ruas ficavam alagadas; dentro, as funcionárias “lutavam” para tirar a água que insistia em invadir e interditar parcialmente o HCJ.

Miguel nasceu na sala de emergência, um dos poucos ambientes livres da água, fruto de um mutirão que envolveu inclusive funcionários que trabalhariam até as 19 horas de sexta-feira, mas não conseguiram ir para casa. “Muitos funcionários tiveram de dormir no hospital”, relatou a diretora Débora Costa.

No sábado à tarde, a mobilização dos funcionários garantiu o segundo parto de emergência em menos de 24 horas. Desta vez, o nascimento foi de Pedro Paulo, filho de Jaqueline dos Santos Borges, que teve o parto realizado no centro cirúrgico do hospital.

Após o procedimento, bebê e mamãe foram transferidos para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, em um helicóptero do Serviço Aeropolicial do Sul do Estado (Saer), de Criciúma, com apoio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “São ações como estas que nos fazem valorizar cada vez mais a força e a dedicação dos nossos funcionários”, destacou a diretora Débora.

Foto: Ideas/Divulgação

Comments

comments