segunda-feira, dezembro 10, 2018
Home Cidades Laguna Fonte da Carioca é reaberta após 15 dias fechada para manutenção

Fonte da Carioca é reaberta após 15 dias fechada para manutenção

361

Além de ponto turístico, a fonte é utilizada por moradores e visitantes, que costumam ir às bicas para buscar o líquido precioso.

Com o laudo nas mãos, o prefeito Mauro Candemil abriu oficialmente as torneiras da Fonte da Carioca nesta sexta-feira à tarde. A Casan entregou o resultado para o governo do município. De acordo com o gerente regional da Casan, Giovani Pickler, o PH está dentro da portaria que exige 6.0. “Coliformes fecais e totais deu zero. Totalmente apta para tomar”, afirmou.

O coordenador de Vigilância Sanitária Municipal, Alex da Silva de Bem participou do ato com outras autoridades. “Verificada a potabilidade, decidiu-se pela abertura da Fonte por não haver risco à saúde. O gestor foi informado sobre a importância de uma empresa especializada para fazer o controle da qualidade da água para consumo humano conforme preconiza a portaria 2.914 do Ministério da Saúde”, descreveu Silva.

Na quinta-feira, técnicos da Casan estiveram na Fonte da Carioca recolhendo amostras. Uma equipe coordenada pela Defesa Civil esteve limpando a instalação hidraúlica que liga a vertente da água subterrânea às torneiras da Fonte da Carioca. A Secretaria de Obras também esteve atuando no local.

Nos últimos dias, ocorreu a limpeza da parte interna da Carioca como a poda das árvores e retirada de folhas no chão. O local é uma região com características de mata atlântica, vegetação que precisa ser preservada para proteger a vertente. 

O local é datado do século 18. O secretário de Turismo, Evandro Flora, convida turistas e moradores para apreciar a fonte.

Comments

comments