Home Entretenimento Carnaval Folia lagunense é destaque

Folia lagunense é destaque

2400
Foto: Marco Bocão

Depois de cinco dias de festa, Laguna se despediu do Carnaval 2018 na manhã de terça-feira (13) com o tradicional “Acorda Laguna”. Às 6h, o trio elétrico percorreu o trajeto da Praia do Mar Grosso até o final da avenida, acordando os moradores e turistas para o último dia de festa. 

O ponto alto foi o Bloco da Pracinha, um dos mais tradicionais, que completou em 2018 40 anos de história. Laguna ficou pequena para os cerca de 150 mil foliões que percorreram, na sua maioria fantasiados, no domingo (11). Em sua totalidade estima-se um público de 350 mil durante todos os dias.

Os blocos fechados também foram destaque com atrações nacionais, como Michel Teló, Naiara Azevedo, Lucas Lucco, Sorriso Maroto, MC Kekel, dentre outros.

Para os pipocas de rua também não faltou opção. Teve circuito na orla do Mar Grosso, com programação de shows e apresentações artísticas todo os dias entre sexta a segunda-feira. Destaque para a cantora de axé da capital Diana Dias, que levantou a galera no último dia de show no palco da Prefeitura. Além do encontro dos trios elétricos na beira Mar, deixando todos em polvorosa, na nova estrutura montada. 

“Está mudança da concentração dos blocos da Praça do Iró para a Praça Seival foi para preservar a estrutura do asfalto da praça – dada as dimensões do pavilhão dos Blocos -, com o objetivo de futuramente revitalizar aquele local e transformar numa praça de lazer e recreação. Na verdade foi uma proposta da própria Liga e avaliamos como positiva”, explica o prefeito que, se deixou levar pela grande festa e marcou presença em todas as concentrações e nos desfiles dos trios elétricos. 

Durante os dias de folia na orla foram diversos blocos que concentraram milhares de pessoas. Segundo o secretário de Turismo, Evandro Flora o município arcou com infraestrutura, segurança, limpeza e banheiros. “Repetindo o sucesso do ano passado, este ano a instalação de tapumes para isolar a praia foi ponto positivo, além da quantidade de banheiros públicos distribuídos em todo o circuito”, explicou.

Balanço

Durante o Carnaval, não houve registro de acidentes graves nas rodovias da região. A Operação Alegria do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi avaliada de forma positiva. Para proporcionar segurança durante as festividades de Carnaval, foram executadas operações preventivas no dias que antecedem o carnaval com a execução de operações denominadas Operação Pré-Carnaval. Nesta etapa foram efetivadas prisões, apreendidas armas de fogo, fechados pontos de venda de drogas e uma quantidade expressiva drogas tiradas de circulação.

Foram atendidas, pelo Serviço de Emergência do Hospital da Laguna, 570 pessoas, 163 a menos do que no ano passado. Destas, cinco precisaram ser transferidas para outro hospital. Houve registro de 1 pessoa ferida por arma branca, 12 por acidentes de trânsito e 4 por agressões físicas. Para atender a grande demanda, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, equipes médicas, de enfermagem e de apoio foram reforçadas, assim como os estoques de medicamentos e materiais. 

A secretaria de Obras mobilizou cerca de 100 funcionários, para manter a organização e a limpeza nos dias, antes e após os desfiles. “Todos os dias as ruas estavam limpas às 8h30 horas da manhã. Nossos funcionárias iniciavam a limpeza as 5h30”, explica o secretário, Jonatan Nascimento. A organização ficou por conta da Secretaria de Turismo e da Fundação Lagunense de Cultura.

Para o prefeito Mauro Candemil o carnaval 2018 surpreendeu de forma muito positiva. “Escutei muitos elogios, muitos visitantes satisfeitos com desejo de retornar para a cidade no próximo ano”, concluiu. 

Fonte: PML

Comments

comments