Home Notícias Geral Filhote de baleia franca é encontrado morto na Barra de Ibiraquera em...

Filhote de baleia franca é encontrado morto na Barra de Ibiraquera em Imbituba

1864

O mamífero, que não chega a medir cinco metros de comprimento, foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (20).

Um filhote de baleia da espécie Franca, apareceu morto na beira da praia da Barra de Ibiraquera, em Imbituba. O mamífero, que não chega a medir cinco metros de comprimento, foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (20). O animal não apresentava ferimentos no corpo e nem estava em estado de decomposição.

Técnicos do Instituto Australis, do Instituto Chico Mendes – ICMBIOS de Proteção Ambiental e da Secretária do Meio Ambiente – SEMA de Imbituba passaram à tarde no local, avaliando as possíveis causas da morte da Baleia Franca.

Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca também estiveram na Praia da Barra de Ibiraquera para auxiliar na retirada do mamífero. O animal foi levado para a necropsia na sede da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Laguna.

“Era um mamífero bem novinho. Provavelmente deve ter morrido de ontem para hoje. Há quem diga que veio a óbito por ter encalhado na praia, mas isso, por enquanto, é mera suposição. O certo é que, visualmente, o animal não tinha ferimentos aparentes. Agora, os técnicos da UDESC e dos institutos – Australis e ICMBIOS que auxiliaram no trabalho de remoção, devem analisar o caso minuciosamente, para descobrir as causas da morte do filhote de Baleia Franca”, informou o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Evaldo Espezim.

 

Colaboração: Rodrigo Speck

Comments

comments