Home Cidades Laguna Estacionamento rotativo no centro histórico de Laguna inicia nesta segunda-feira

Estacionamento rotativo no centro histórico de Laguna inicia nesta segunda-feira

329

Durante o período experimental, de 60 dias, não será cobrada nenhuma tarifa

Inicia nesta segunda-feira (1º), o Estacionamento Rotativo em Laguna, projeto piloto de caráter educativo e de orientação social com duração de 60 dias. Segundo a prefeitura, o objetivo deste movimento é socializar o espaço público, possibilitando maior rotatividade nas ruas do Centro Histórico, como forma de facilitar a trafegabilidade e rotina dos usuários e incentivar o comércio local.

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e nos sábados das 8h às 12h.

Qual o tempo limite de permanência na vaga da rua/avenida?

2 horas, sem renovação de vagas na MESMA rua ou avenida onde estava o veículo. O condutor poderá estacionar em outra vaga de rua / avenida e assim, renovar o seu tempo limite (2 horas).

Ruas/avenidas contempladas e números de vagas:

1- Gustavo Richard (145 vagas);

2- Raulino Horn (50 vagas);

3- Colombo Machado Salles  (Cine Mussi até a Floricultura Amboni – 106 vagas);

4- Oswaldo Cabral (até os Correios – 50 vagas);

5- Conselheiro Jerônimo Coelho (40 vagas);

6- Santo Antônio (ao Lado da igreja Matriz – 30 vagas)

Total de vagas: 421 (8 vagas para idosos e deficientes físicos)

Será implantado em todas as ruas da cidade?

Inicialmente, só no Centro histórico.

Como será feita a fiscalização?

Será realizada por 15 servidores designados, treinados e identificados com vestimenta e crachá pela administração municipal.

Haverá aplicação de multas?

Sim, caso haja infração de trânsito. As autuações e multas serão feitas pela Guarda Municipal de Laguna. A permanência do veículo por mais de 2 horas na vaga, implicará em infração de trânsito, prevista no Artigo 181, inciso XVII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa será de natureza grave, com registro de 5 pontos na carteira de habilitação (CNH), no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo para o depósito.

Motocicletas

As motocicletas estarão impedidas de estacionar nas vagas destinadas aos automóveis no estacionamento rotativo, dentro dos dias e horários estabelecidos nas placas indicativas de sinalização e só poderão estacionar exclusivamente nas vagas destinadas às motocicletas.

O condutor (motociclista), que estacionar nas vagas do estacionamento rotativo, cometerá infração de trânsito, prevista no artigo 181, inciso X do Código de Trânsito Brasileiro. A multa será considerada média, com 4 pontos na CNH do condutor, no valor de R$ 137,00.

Entenda

O estacionamento será gratuito durante o período experimental (60 dias) do Projeto Piloto. Após esse período, poderá ser renovado ou haverá implantação de cobrança de taxa, com valor a ser fixado conforme os resultados das avaliações técnicas feitas no período inicial do Plano Piloto.  

Comments

comments