quinta-feira, outubro 18, 2018
Home Notícias Geral Emissários submarinos serão desativados

Emissários submarinos serão desativados

7121

O emissário submarino da Praia do Mar Grosso será desativado para a ligação da rede na Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Vitória. De acordo com o engenheiro da Casan, Raphael Begotto, uma nova tubulação será construída redirecionando o esgoto da Bacia A do Mar Grosso, atualmente despejada no emissário submarino, para a estação de tratamento.

O esgoto coletado da região entre a Praça Francisco Pinho e a Praça do Vila, na Praia do Mar Grosso (Bacia A), é direcionada para o emissário submarino, sistema que despeja os resíduos em alto mar.

Construído há trinta anos, como alternativa do sistema de esgotamento sanitário, a falta de licença ambiental do emissário foi questionada numa ação civil pública instaurada pelo Ministério Público de Santa Catarina em 2017, e, após estudos específicos realizados por uma empresa contratada pela Casan, foi definida sua desativação.

Nova legislação

Com a aprovação de uma nova legislação sanitária, passaram a vigorar novas normas para a ligação das residências à rede coletora de esgoto do município. A alteração será necessária para adequar a rede de esgoto de parte da bacia do Mar Grosso, que atualmente está ligada ao emissário submarino, pois com o emissário desativado, o esgoto desta bacia será direcionado para a estação de tratamento de esgoto da Vila Vitória, não sendo necessária a obrigatoriedade de construção de fossa/sumidouro nas novas construções prediais e residenciais. De acordo com o engenheiro e fiscal da secretaria de Planejamento, Walmecir Rampinelli, o construtor ou morador só precisa fazer uma caixa de inspeção e ligar seu esgoto direto à rede.

Comments

comments