Diagnosticada com câncer, bebê lauromüllense necessita de doação de sangue

2259

Isabelle Furlan, de apenas sete meses, necessita da doação de sangue para reposição depois de acompanhar sessões de quimioterapia.

Isabelle Furlan brinca, sorri, vive a intensidade dos sete meses de vida que tem, mas, já bem cedo, precisa se superar a cada dia, numa luta de gente grande. Portadora de Retinoblastoma Bilateral, um tipo de câncer que ataca os olhos na infância. Para continuar a guerra particular contra a doença, Isabelle vai precisar de doações de sangue, que são usadas depois de cada sessão de quimioterapia a que ela vem sendo submetida.

Mas a pequena não está sozinha. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller vem buscando voluntários para doação de sangue tipo O Positivo ou O Negativo. Porém, doadores de todos os quatro tipos são bem vindos. Segundo a secretária da rede, Ana Carolina Machado, o sangue é usado em forma de plaquetas, seriamente atacadas depois de cada sessão.

Até esta semana, a rede angariou 37 doadores, sendo que 17 deles foram de ônibus fretado saindo do distrito de Guatá até o Hemosc em Criciúma, na semana passada. “Outros 16 foram nos dias anteriores”, conta Ana Carolina. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de LM precisa juntar pessoas que tenham de 16 a 60 anos, Os doadores deverão estar munidos de documentos com foto, bem alimentado e ter acima de 50 quilos.

Isabelle já perdeu a visão em um dos olhos por conta do ataque da doença e o outro está seriamente comprometido. Mesmo com os prognósticos pouco favoráveis, a família segue confiante na recuperação. “Eles seguem bem esperançosos. Cogitam a ida para São Paulo, para tratamento, num futuro próximo. Ainda é cedo por conta do tratamento”, garante a secretária.

Quem quiser saber mais sobre a campanha pode entrar em contato pelos telefones 98490-4624 ou 98463-8615, diretamente com a direção da rede.

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Criada pela União Internacional de Controle do Câncer – UICC, a data tem objetivo de mobilizar pessoas e organizações no mundo todo para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.

Com informações da Redação JH

Comments

comments