quinta-feira, junho 20, 2019
Home Colunas Crônica: A Graça é Forte em Você?

Crônica: A Graça é Forte em Você?

4499

Nunca um filme me fez viajar tanto pelo espaço quanto Star Wars. Íamos de uma galáxia a outra em questão de segundos. Conheci alguns seres estranhos, com manias estranhas. Alguns vilões (aquele mesmo) que eu precisei tomar um pouco de cuidado para não torcer por ele. Alguns momentos bem aflitivos que só tranquilizariam no filme seguinte. Foi realmente uma experiência muito boa. 

Mas nada é tão interessante quanto a “força”. Pois é justamente essa força, que existe em tudo e em todos, que faz dos Jedis guerreiros valentes e admiráveis. É através dela que os grandes feitos dos heróis são feitos. E o que torna isso tão incrível não é o fato de ser difícil de acreditar. Mas porque ela se assemelha muito com outro tipo de força: a graça.  

A graça concedida através da cruz é algo comum a todos os homens. Ela atravessa o coração de quem quer que seja, independente da crença (o que os teólogos chamam de Graça Comum). A graça simplesmente existe sobre todos. Você não pode merecê-la. Não pode negá-la. Apenas usufruí-la. E esse é ponto que une o conceito de Força e Graça: seus maiores feitos não dependem de quem você é, mas da fé naquilo que existe dentro de você. 

Em Star Wars, os guerreiros que entraram para a história (Luke, por exemplo) não foram, exatamente, os mais habilidosos, mas os que tinham consciência da força que existia dentro deles. Assim é no cristianismo. Os heróis da fé, aqueles que lutaram para que o nome de Cristo fosse aceso no mundo, não foram homens que tiveram as suas batalhas “vencidas”, mas eram homens que tinham a consciência de que a sua maior batalha já fora vencida na Cruz do Calvário. 

2 Coríntios 12:9: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” 

  Esse deve ser o maior consolo dos homens:  a graça se torna forte em nós quando nos tornamos fracos. Essa é a beleza da graça. Ela não precisa de grandes guerreiros, mas de um coração consciente da sua própria insuficiência.  

Lembre-se disso, jovem Padawan: a graça existe e está atravessando o seu coração nesse momento. Assim como a força atravessa os Jedis. O que você fará com ela? 

Que a graça esteja com você. 

avatar

Matheus Simplicio

Matheus Simplício é líder do ministério F5 Laguna e um apaixonado por livros, histórias e cinema. Escreve sobre cultura pop e assuntos do cotidiano através da visão cristã. Faz parte da membresia da igreja A verdade que liberta, a qual serve e ama.

Comments

comments