Coronavírus: sobe para 11 o número de casos suspeitos no Brasil

106

Os três novos pacientes são do estado de São Paulo, que concentra mais da metade dos casos.

O Ministério da Saúde confirmou mais três casos suspeitos de brasileiros infectados pelo coronavírus. Com a atualização anunciada nesta quarta-feira (12/2), sobe para 11 o número de pacientes em observação. Não há, no entanto, confirmação da doença no Brasil. 

As ocorrências estão divididas entre as regiões Sudeste e Sul, sendo seis em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, e um em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, cada. Outras 33 suspeitas já foram descartadas.

Para conter a disseminação do vírus em território nacional o Governo Federal trabalha em conjunto com representantes dos estados. As secretarias de cada unidade federativa devem apresentar planos de contingência específicos das regiões até o fim desta quarta-feira (12/2). 

Em hipóteses de confirmação da doença, o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis garante: “O Sistema Único de Saúde está absolutamente preparado”. Segundo Gabbardo, a pasta acompanha o desenvolvimento dos cenários para determinar as medidas a serem tomadas. “Neste momento nós não temos a circulação de vírus no Brasil, mas já programamos com a possibilidade de surgimento dos primeiros casos para um enfrentamento da crise, caso ocorra”, conclui. 

Até o fim da semana, a pasta espera concluir uma licitação para aquisição de insumos para proteção de profissionais da saúde que trabalhem nos casos suspeitos do coronavírus. Outra solicitação em aberto é referente a contratação de mil leitos de UTI para atendimento de possíveis pacientes infectados. A verba, segundo a Saúde, já está prevista no orçamento de emergência. 

Comments

comments