Conheça a tecnologia por trás das bebidas em cápsula

782

A tecnologia avança todos os dias — isso é fato. Mas é incrível quando vemos tanta inovação chegando ao nosso lar e à nossa rotina. O café, por exemplo, faz parte do dia a dia de grande parte da população, e as máquinas disponíveis hoje são cada vez mais surpreendentes. Pensando nisso, o TecMundo vai contar um pouco como chegamos até aqui e explicar as bebidas em cápsula, que estão cada vez mais populares.

Como saímos do café solúvel para as bebidas em cápsula?

O café solúvel surgiu em 1937, criado pelo químico Max Morgenthaler, da Nestlé. A ideia inicial era solucionar um excedente de café no Brasil, mas essa invenção manteve características bastante parecidas às do café coado. Então, 1 ano e alguns aprimoramentos depois, tudo estava pronto, e a marca lançou o Nescafé na Suíça.

Qual foi o resultado? Sucesso imediato. A ideia de um café fácil de fazer, prático e saboroso ganhou o coração dos europeus e chegou aos Estados Unidos, o que fez, inclusive, que os soldados norte-americanos utilizassem muito café solúvel durante a Segunda Guerra Mundial, a fim de ter energia de forma prática.

É claro que houve muitos avanços de lá para cá, até chegar ao que encontramos nas prateleiras dos mercados hoje. Porém, mais do que isso, avançamos muito em tecnologia e pulamos do simples café solúvel para algo realmente incrível: as bebidas em cápsula.

Se já era surpreendente ter um café prontinho com uma xícara de água quente e um pó solúvel, chegamos à maravilha da inovação que nos permite tomar bebidas dignas de cafeteria em alguns minutos. É isso que as máquinas de cápsulas entregam hoje. Embora inicialmente fossem itens de luxo, elas se popularizaram e agora fazem parte não só de ambientes corporativos, mas também de muitos lares.

E sabe o que é ainda mais instigante? Foi a própria Nestlé que registrou e patenteou a primeira máquina de café em cápsula, em 1986. Isso mesmo, não é um lançamento recente, e sim um produto que vem sendo aprimorado há uns bons anos.

Qual é a tecnologia por trás das bebidas em cápsula?

Você pode estar se perguntando: mas o que há de tão tecnológico nas bebidas em cápsula? Embora tenham surgido apenas como uma forma de “imitar” a dinâmica de uma máquina de café expresso com um preparo mais simples, muitos mecanismos levam a bebida da cápsula até a xícara (ou copo, por que não?).

Para explicar melhor, o processo funciona da seguinte forma: tudo precisa de água para funcionar. Primeiro, uma bomba faz que a água colocada no reservatório se movimente na máquina. A cafeteira regula até mesmo qual é a quantidade correta para o tamanho da bebida. Depois, o líquido passa por um bloco térmico (a caldeira) que o aquece até 90 °C antes que chegue à etapa final do processo. E o líquido sai com alta pressão, para deixar a bebida bem cremosa.

Passado por esses dois processos, chegamos a quem abre a cápsula inserida na máquina. Isso é feito por uma agulha, que pode variar de acordo com a marca, mas que sempre tem a mesma função: furar o alumínio que protege o pó dentro da cápsula, permitindo que a água quente e com alta pressão passe por ali para que o café (ou outra bebida) comece a cair na xícara.

A máquina reage ao tipo de bebida para definir o melhor preparo. Crédito de imagem: Dolce Gusto

Dá para notar que as máquinas são bem inteligentes, não é? Elas regulam tudo de forma automática, identificando a cápsula e o tipo de bebida, a fim de definir o melhor preparo de acordo com a quantidade e a pressão da água. Tudo para garantir que a degustação seja de uma bebida com alta qualidade.

E é sempre bom lembrar que essas máquinas vão muito além do café. A Dolce Gusto, por exemplo, oferece chás, lattes e chocolates, tendo diversos sabores para tornar o dia a dia bastante funcional.

Quais são as vantagens das bebidas em cápsula?

Uma das principais (e saborosas) vantagens das bebidas em cápsula é o fato de poder desfrutar de uma alta qualidade na hora de tomar um café, chá ou achocolatado. As máquinas são muito práticas, fáceis de usar, de limpar e até transportar, então por que não levar essa queridinha em uma viagem ou para o escritório?

E é claro que o design também é um ponto forte. Cada vez mais, as máquinas de bebidas em cápsula têm se tornado um objeto de decoração, e os “cantinhos do café” estão presentes em muitos locais. Além disso, a grande variedade de bebidas e sabores é incrível. É possível receber amigos e família para um café da tarde e agradar a todos os gostos. Dá para aproveitar e apreciar a companhia também, mas sem enjoar do cafezinho básico matinal.

Como vimos, a Nestlé é pioneira nesse segmento, então nada melhor do que ter uma máquina desenvolvida para proporcionar a melhor experiência diariamente. Todas essas vantagens (e outras) você tem na Dolce Gusto, junto ao bônus de desfrutar de bebidas exclusivas, como o lançamento Chococino Alpino. Uma verdadeira delícia!

Tecmundo

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco

Comments

comments