quarta-feira, junho 19, 2019
Home Notícias Geral Chuva de meteoros geminídeas poderá ser vista no sul do Brasil

Chuva de meteoros geminídeas poderá ser vista no sul do Brasil

1098

Neste ano, o fenômeno começou no último dia 4 e vai durar até a próxima segunda-feira (17), terá seu pico nesta sexta (14)

Os aficionados por astronomia podem comemorar pois começou na semana passada a ultima chance de assistir  uma chuva de “estrelas cadentes” esse ano.

A chuva de meteoros que acontece todos os anos no mês de dezembro, conhecida como “geminídeas” podem ser observadas a olho nu em todo o planeta e é bem fácil identificar, afinal, elas possuem um brilho especial, são rápidas e apresentam uma cor amarelada.

Neste ano, o fenômeno começou no último dia 4 e vai durar até a próxima segunda-feira (17), terá seu pico nesta sexta-feira (4) e poderá durar as 24 horas seguintes.

A Nasa explica que desde o surgimento, as geminídeas vêm aumentando a cada ano, se tornando uma das chuvas de meteoros mais importantes, podendo ser observados cerca de 120 meteoros por hora em dias com boa visibilidade.

Segundo a agência americana responsável por programas de exploração espacial, todo ano durante o mês de dezembro, o planeta passa perto de um objeto rochoso que acredita-se ser um asteroide ou um cometa extinto. A poeira e areia do objeto entram na atmosfera e formam a chuva de estrelas cadentes.

Localizadas na constelação de gêmeos, as geminídeas são chamadas de estrelas ou meteoritos, mas na verdade são apenas o resultado da combustão de pequenas partículas de poeira, que quando entram na atmosfera em alta velocidade, o ar faz com que ela se aqueça e comece a brilhar.

Dicas de observação

O ápice da chuva começa a partir das 23h, mas você já pode ver meteoros cruzando o céu um pouco mais cedo ao Norte e mais tarde ao Sul do país.

Especialistas explicam que para observar o fenômeno, o mais indicado é permanecer em um lugar onde não tenha interferências de luz, quem estiver no campo ou zona rural conseguirá avistar mais de um por minuto.

Então a dica é: quanto mais escuro o local, mais facilidade terá para apreciar o momento;

Dê aos seus olhos cerca de 30 minutos para se adaptar ao escuro;

Evite olhar para o seu celular, para não atrapalhar a visão noturna;

Tenha paciência;

E por fim, deite-se de costas e olhe para cima, aproveitando o momento ao máximo.

Para fechar com chave de ouro, além de poder ver as geminídeas, os observadores também poderão ver o cometa 46P Wirtanen que se aproximará da terra ao mesmo tempo que a chuva de meteoros, então se você ver uma pequena luz verde “fantasmagórica” no céu, já sabe o que é.

Fonte: Com informações do OCP News

Comments

comments