quarta-feira, novembro 21, 2018
Home Cidades Laguna Boto é encontrado morto em Laguna

Boto é encontrado morto em Laguna

2866
Foto: Edson Paes / Divulgação / Divulgação

Mais um boto apareceu morto no Molhes da Barra, em Laguna. O animal foi encontrado sem vida e com marcas de rede de pesca, na manhã desse sábado (20). Personagens que chamam a atenção de turistas, eles também concederam à cidade o título de Capital Nacional do Boto Pescador.

Andrei Izidoro Gonçalves viu o boto e fez questão de registrar. “Vimos o boto morto no molhes enquanto estávamos caminhando. Ficamos tristes. No corpo dele é possível ver várias marcas de arranhões. Provavelmente de redes de pesca”, lamenta Andrei.

No ano passado, pelo menos cinco animais foram encontrados mortos e o principal motivo é o emalhe em redes ilegais de pesca. Os botos ficam presos, principalmente na saída do rio, e não conseguem subir até a superfície para respirar, o que causa a morte.

Pesquisadores da Udesc que monitoram a espécie no complexo lagunar afirmam que hoje existem entre 48 e 50 animais na região. O índice de mortes chegou à taxa de 10% ao ano. Se nenhuma atitude for tomada, a população de botos pode ser extinta em dez anos. Isso acarretaria perdas para o meio ambiente, bem como para quem depende da pesca com o auxílio dos botos.

De acordo com o professor de Engenharia de Pesca e Biologia Marinha da Udesc, Pedro de Castilho, a espécie existe em outros lugares do Brasil e do mundo, então não vai se extinguir. “Mas a atividade da população de Laguna e as espécies concentradas na cidade podem acabar”, alerta.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Comments

comments