quarta-feira, abril 14, 2021
Home Notícias Cultura Bicentenário: Cavalgada irá homenagear Anita Garibaldi em Laguna

Bicentenário: Cavalgada irá homenagear Anita Garibaldi em Laguna

674

Em março, grupo de mulheres percorrerá o trajeto entre o Canal da Barra e o Rancho do Nono, na entrada de Laguna

O primeiro sábado de março também será de homenagens à Anita Garibaldi em Laguna, terra natal da heroína. O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) prepara uma cavalgada para o dia 6, com expectativa de atrair em torno de 50 mulheres, oriundas de várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A cavalgada está prevista para começar por volta das 9h30, partindo da Barra do Camacho, segue pela SC-100 e encerra na entrada da cidade, no sítio Rancho do Nono, por volta das 19h. Antes, porém, as Guardiãs de Anita vão fazer uma homenagem à heroína com apresentações culturais em frente à estátua no Centro Histórico, por volta das 18h.

“Estamos ensaiando uma apresentação simbólica para marcar a grandiosidade de nossa heroína. Anita Garibaldi é um exemplo para nós mulheres”, comenta Ivete Scopel, diretora do Departamento de Guardiãs.

O evento faz parte das comemorações do Bicentenário de Anita e seu ponto de partida – margem esquerda do Canal da Barra da Lagoa do Camacho – será simbólico. Isso porque o CulturAnita protocolou e aguarda aprovação do projeto para construção de um novo monumento relacionado à história do casal Garibaldi. A previsão é obter apoio da Fundação Lagunense de Cultura até março, para poder inserir o lançamento da pedra fundamental nesta programação.

O instituto também já providencia o registro da cavalgada em órgãos competentes, como a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para a emissão do Guia de Transporte de Animais (GTA) necessário para esse evento.

Como participar

Interessadas em participar da cavalgada devem se inscrever até dia 15 de fevereiro, pelo site do CulturAnita (culturanita.org.br) ou e-mail institutoculturanita@hotmail.com.

A programação completa está disponível em culturanita.org.br/cavalgada-culturanita/

Sobre o bicentenário

O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos. A ideia é que sejam realizados eventos comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.

A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/lagunainfoco

Comments

comments