Home Notícias Geral Benício, 1 ano, trava uma luta desde o nascimento… Ele possui uma...

Benício, 1 ano, trava uma luta desde o nascimento… Ele possui uma malformação na coluna

423

Um passo de cada vez! O pequeno tubaronense já passou por cirurgias. Sua família não mede esforços. Uma vaquina on line é feita para conseguir RS 15 mil, valor para o menino fazer a terapia TheraSuit que irá ajudá-lo a caminhar. Mas seus passos são intensos, guiados pelo amor da família, com muita fé e esperança.

Tubarão
Mirna Graciela

O tubaronense Benício Mendes Joaquim, de 1 ano, trava, desde que nasceu, uma luta constante para superar uma malformação na coluna chamada mielomeningocele ou espinha bífida aberta. Com 24 semanas de gestação, a doença foi descoberta.

A partir daí um grande desafio seria enfrentado pelo pequeno e sua família. O primeiro, já assim que veio ao mundo. No primeiro dia de vida, Benício passou por uma cirurgia para corrigir a coluna. Em função disso, o garotinho teve hidrocefalia.

Após uma semana de vida, outra batalha a ser vencida. Um novo procedimento cirúrgico para a colocação de uma válvula. Ufa! Mais uma vitória! No entanto, por causa do problema na coluna, o pequeno tem bexiga e intestino neurogênico.

Seus pais Leandro Pereira Joaquim e Tainara Mendes Caetano também têm Natally Vitória Mendes Joaquim, de 6 anos. Desde que Benício nasceu, a rotina da família mudou bastante, mas nada tirou a persistência, coragem e determinação de todos para dar condições melhores de saúde ao garoto.

Benício faz fisioterapia desde que nasceu, porém uma vaquina on line é promovida para atingir o valor de RS 15 mil. O montante é necessário para Benício fazer uma terapia intensiva chamada TheraSuit na Clínica Neureab, em Tubarão, que irá ajudá-lo a caminhar.

Segundo sua mãe Tainara, o menino já fez fisioterapia na Apae e na Unisul, porém na clínica a condição é somente pelo sistema particular. “Quando descobrimos o problema do Benício nosso mundo caiu. Ao vê-lo na UTI Neonatal foi extremamente difícil. Voltávamos todos os dias para a casa aos prantos”, conta a mãe.

Se por um lado existem a dor e a angústia de ver um filho passando por isso, o pequeno lutador cresce e se desenvolve super bem, o que conforta e dá muita esperança à família. “Ele é uma criança muito inteligente, simpática, está sempre alegre, sorrindo, mesmo com todos os desafios que enfrenta. Isso é o que nos dá força, nos motiva todos os dias a procurar o melhor para ele”, emociona-se Tainara.

“Nosso objetivo é que ele se torne uma pessoa totalmente independente, hoje não trabalho, minha dedicação é integral ao meu filho, com as correrias indo a médicos e fisioterapeutas. O pai de Benício atua profissionalmente como vendedor.


Mielomeningocele

A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Acontece entre 18 e 21 dias de gestação e é o defeito do tubo neural mais comum, ocorrendo em 1 a 10 a cada 1000 nascimentos.

Hidrocefalia

A hidrocefalia se caracteriza pelo acúmulo de líquidos na cabeça. O excesso retido faz com que os ventrículos cerebrais se dilatem, provocando danos nas estruturas encefálicas.

Hidrocefalia (hidro = água + céfalo = cabeça) é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais (cavidades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo) e no espaço subaracnoide entre as membranas aracnoide e pia-mater das meninges.

Esse acúmulo pode ser causado por um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido cefalorraquidiano ou por algum tipo de obstrução que impeça sua circulação e drenagem. O fato é que o excesso retido faz os ventrículos cerebrais dilatarem, o que pode provocar compressão e danos nas estruturas encefálicas. A hidrocefalia pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças e nos idosos.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/andabenicio?utm_campaign=whatsapp&utm_content=633653&utm_medium=website&utm_source=social-shares

PARA DEPÓSITO

Caixa Econômica Federal

Conta poupança

Leandro Pereira Joaquim

Número banco – 104

Numero agência 410

c/c 20854 – 0

Comments

comments