quarta-feira, dezembro 11, 2019
Home Notícias Segurança Áudio em grupos de whatsApp sobre possível furacão entre RS e SC...

Áudio em grupos de whatsApp sobre possível furacão entre RS e SC é fake

567

O conteúdo é de novembro do ano passado, segundo o climatologista Márcio Sônego

Um áudio está ganhando repercussão hoje (29) em grupos de WhatsApp e assustando as pessoas no Sul de Santa Catarina. Na gravação, um homem se refere à formação de um possível furacão entre Torres, no norte do Rio Grande do Sul (RS), e o litoral de Santa Catarina.

O conteúdo é desmentido pelo climatologista Márcio Sônego, que foi entrevistado pelo Portal 4Oito. “Esse áudio é um aviso de novembro de 2018. Havia um alerta na época de um vento muito forte. Isso é do ano passado, é antigo”, informou.

Sônego reforça que a previsão, emitida hoje pela Epagri/Ciram e repercutida pela Defesa Civil estadual, indica temporais a partir desta quinta-feira (29) em Santa Catarina, com possibilidade de acumulados de até 150mm, conforme previsão abaixo.

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Chuva intensa e volumosa. Risco de temporais isolados

Início: 30/05/2019 às 00:00 h

Fim: 01/06/2019 às 23:59 h

Região: Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Previsão: chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulados elevados.

Previsão de acumulados:

Na quinta (30/05), total diário de 50 mm a 80 mm, em média, com pontuais de 100 mm a 150 mm. Condição de temporais localizados com granizo em todas as regiões de SC.

A sexta-feira (31/05) e o sábado (01/06) permanecem com chuva sobretudo nas regiões Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, acumulando totais em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas.

Sistema: correntes de jato (convergência de ventos fortes em altos e baixos níveis da atmosfera) sobre o sul do Brasil e cavado (área alongada de baixa pressão) em SC mantendo o elevado aporte de umidade do ar.

Clóvis Corrêa e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Comments

comments