Atrativo turístico, Mercado Público é reinaugurado em Laguna

482

Obra custou R$ 5,6 milhões aos contribuintes

Rafael Andrade

Laguna

Demorou, mas chegou o grande dia! De elefante-branco a atrativo turístico. O Mercado Público Municipal de Laguna foi inaugurado em 1958, em substituição a uma outra edificação do mesmo gênero de 1897. Ampliado e reformado nas décadas seguintes, o prédio foi fechado em 2014 para uma reforma ampla que requalificou a construção, modernizou e recuperou traços originais da sua arquitetura.

Com recursos de R$ 5,6 milhões investidos, vindos dos cofres do BNDES e da prefeitura de Laguna, a obra de restauração foi entregue nesta sexta-feira (31), à população. A partir de agora, atrações culturais vão ser realizadas no espaço e a licitação para uso será iniciada em fevereiro, para que o mercado volte a ser ocupado comercialmente.

As intervenções no Mercado Público Municipal contemplaram diversos elementos estruturais, como a substituição do piso cerâmico e das telhas, a recuperação das escadas, a instalação de elevador e de instalações hidrossanitária e elétrica. Além disso, foram recuperados os boxes para venda com instalação de porta automática e foi construído um deque de madeira e uma área coberta com fechamento de vidro, prolongando a área pública do Mercado e propiciando um espaço para eventos e contemplação da Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honoratto, explica que o espaço histórico estará aberto à visitação de terça a sábado, a partir de 1º de fevereiro. Todos os sábados terá feira de artesanato regional com apresentações culturais. Neste primeiro momento, os espaços comerciais não estarão ocupados. O edital de concessão dos 24 boxes será divulgado neste mês.

Fonte: Notisul

Comments

comments