terça-feira, setembro 25, 2018
Home Cidades Arroio do Silva Arrancada de Caminhões anima comércio em Arroio do Silva

Arrancada de Caminhões anima comércio em Arroio do Silva

1516
Fotos Bianca Goulart- Prefeitura Municipal

Evento que começa hoje (22) e encerra no fim de semana, deve provocar alta no faturamento dos hotéis e no comércio no município litorâneo.

A 28ª edição da Arrancada Internacional de Caminhões, que acontece neste fim de semana, de 22 a 25 de fevereiro é aguardada com excelente expectativa pelos comerciantes e moradores em Balneário Arroio do Silva. A festa que reúne em média 150 mil pessoas em seus quatro dias de realização, vai ser marcada não apenas pela velocidade, os pegas eletrizantes nas pistas de corrida e os roncos do brutos, mas também pelo incremento na economia do município.

Procura na rede hoteleira é maior que no Carnaval

Se na maioria dos municípios brasileiros com vocação para o turismo o Carnaval é o período mais lucrativo, em Balneário Arroio do Silva é a Arrancada de Caminhões que causa maior animação e impacto positivo na rede hoteleira.

Segundo um levantamento realizado entre os dias 15 a 18 de fevereiro pela assessoria de imprensa do evento, mais de 90% da das vagas em hotéis e pousadas já estavam reservadas. “As reservas indicam que teremos mais movimento do que no carnaval. O Hotel já está praticamente lotado para a corrida”, comemora a representante do Hotel Scaini, o maior do município.

Outra mudança positiva observada pela rede hoteleira é a diversificação do público do evento. “É tradição a Arrancada lotar hotéis e pousadas, o que ocorre de diferente é que anteriormente a ocupação era feita por patrocinadores que vinham de fora e ficavam este período no Hotel, já hoje a lotação se faz com as equipes e famílias dos pilotos, além de turistas que vem de longe para conhecer o evento”, explica.

No Mercado das Frutas, um dos principais da cidade, o movimento aumenta mais de 20% neste período e a festa é vista com bons olhos pelos empresários. Lucas Salvetti conta que incremento na receita é também o último suspiro para o comércio local na temporada.

Comércio preparado

O levantamento realizado ouviu comerciantes de vários ramos e mostra que o aumento de receita é aguardado não apenas por quem está expondo e comercializando dentro do parque de eventos, mas por todo o comércio local. Fabiano Dutra, proprietário do Saiki Sushi espera um movimento ainda maior que no ano passado.

O Sushi Bar fica localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do município, distante do evento, mas mesmo assim deverá registrar aumento na clientela neste período. “Estaremos preparados para receber os visitantes, mesmo estando fora do evento, a cidade fica bastante movimentada neste fim de semana” comentou.

Além de restaurantes, postos de gasolina, vendedores ambulantes, distribuidoras de bebidas e principalmente os hotéis saem ganhando com a festa. Que não é só uma festa. É uma oportunidade de fazer negócio. Num momento em que todo o Brasil passa por uma crise econômica, aumentar a renda se faz importante. O levantamento realizado pela assessoria de imprensa mostra que metade dos empresários ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais considerou o movimento “muito bom” e “bom” no ano passado e já planeja pelo menos repetir o sucesso de vendas da edição anterior.

“Os dados são bastante relevantes para avaliar o evento sob a ótica do público, sobretudo para a tomada de decisão dos empresários. Os impactos econômicos são muito expressivos e refletem a mudança que vem acontecendo na cidade”, comenta o prefeito Juscelino Guimaraes, o Mineiro.

Contagem regressiva

A partir desta quinta-feira, dia 22, pilotos e visitantes de todos os cantos do país devem marcar presença em Arroio do Silva. Neste ano, além da multidão, a organização espera registrar um grande número de inscrições, acima de 100 pilotos que devem disputar as seis categorias da competição.

O maior evento do gênero no mundo é uma realização da prefeitura do Arroio do Silva e tem a organização da empresa Gálatas Mídias e Eventos e o apoio do Governo do Estado através da Santur, e das empresas Scania, Cavese e Rota System. A Federação de Automobilismo de Santa Catarina (FAUESC) também estará envolvida apoiando o evento durante toda a competição. A Agência Oficial é a Aspekto Comunicação.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Aspekto Comunicação

Comments

comments