Home Colunas Amigos Não Mentem

Amigos Não Mentem

20521

O que uma criança deve fazer em sua infância? Talvez brincar, explorar sua imaginação com desenhos animados ou criando histórias para seus bonecos. Pelo menos isso deveria ser uma infância normal. Agora imagine uma criança que, ao invés de usufruir dessas coisas, está servindo de cobaia para cientistas. Essa foi a infância da Eleven. 

Sem contar muito sobre a série (que você precisa assistir), em Stranger Things, Eleven é uma menina que está colecionando traumas pelo simples fato de estar rodeada de pessoas (cientistas) que estão mais preocupadas com seus egos do que com a felicidade alheia. Para dar um fim ao seu sofrimento, Eleven decide fugir daquele laboratório que lhe trouxe tanto sofrimento. Mas agora ela precisa lidar com algo que todos lidamos após tantas mágoas: a desconfiança. 

Talvez esse seja o maior mal dos relacionamentos. E não é pra menos, sempre que estamos diante de uma nova oportunidade de nos relacionar com pessoas que nos edificam, as lembranças de nossas frustrações nos escurecem como uma sombra. Mas existe uma forma de nos livrarmos desse mal, e a Eleven descobriu. 

Após andar sem rumo pela cidade, fugindo dos cientistas, Eleven passa por muitos momentos difíceis. Fome, medo, angústia e desconfiança são apenas alguns. Mas tudo parece mudar quando ela conhece Mike e seus amigos. Eles se oferecem para ajudar e cuidar dela, e mais uma vez ela fica desconfiada, afinal, ninguém havia se importado assim com ela antes. E quando Mike percebe que a menina está com medo de se deixar ser cuidada, ele diz a frase mais bonita que você vai ver hoje: “Amigos não mentem.” 

Provérbios 17:17 diz: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” 

Isso é um amigo de verdade. É se mostrar um irmão nos momentos mais difíceis. E é exatamente por isso que é tão complicado encontrar um bom amigo hoje em dia, as pessoas querem distancia de quem sofre. Uma pessoa que não entende o que é amizade sempre vai querer o melhor das pessoas na vida dela, mas não o melhor dela na vida das pessoas. 

Jesus, além de ser o nosso salvador, se mostrou um grande amigo, pois sempre esteve junto dos que sofrem, sem esperar algo em troca. Ele estava mais preocupado em ser o melhor amigo do que ter um melhor amigo. Quem não sonha em ter um amigo assim?  

João cita em seu livro uma frase de jesus que diz: “Não existe maior amor do que dar a vida pelos seus amigos”.  E o que Jesus fez após dizer essa frase? Morreu por quem amava. Isso é amizade. É se doar por quem amamos, é servir a quem amamos. Pois nem todo servo é amigo, mas todo amigo é um servo.  

A raposa de O Pequeno Príncipe já dizia que somos responsáveis por quem cativamos. E Jesus não só nos cativa com sua amizade e amor, como também se torna responsável por nossos erros em uma cruz voluntariamente.  

Talvez você esteja pensando: Quem dera se eu conseguisse achar um amigo como Jesus hoje em dia. É, não vou mentir, é raro encontrar um amigo como Jesus hoje em dia. Mas, e se ao invés de procurar algum amigo como ele a gente decidisse ser um amigo como ele? Com certeza seria a melhor opção, amar sempre será a melhor opção. 

Talvez a gente nunca encontre uma pessoa que foi cobaia em algum laboratório, mas encontraremos muitas pessoas sofridas e frustradas com a vida. Mas, que assim como Jesus, possamos nos fazer presentes e responsáveis pelas amizades que cativamos durante a vida.

Uma amizade pode não salvar o mundo, mas pode salvar uma vida. Leve a amizade de Jesus com você, seja um amigo diferente para alguém. Mas não esqueça, amigos não mentem.

Matheus Simplicio
Colunista
Email: matheus_simplicio@hotmail.com

Matheus Simplício é líder do ministério F5 Laguna é um apaixonado por livros, histórias e cinema. Escreve sobre cultura pop e assuntos do cotidiano através da visão cristã. Faz parte da membresia da igreja A verdade que liberta, a qual serve e ama.

Your name: *
Your phone: *
Your e-mail: *
Contact Preference:
Title of Message: *
Text: *
Our company collects this data to be able to provide services to you. We process this data according to our Privacy Policy. If you consent to our usage of your data, click this checkbox.

Comments

comments