Home Notícias Clima Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

1798

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades atingirem a região Sul do Estado nas próximas horas em função da entrada de uma frente fria.

Conforme a meteorologia, as imagens de satélite mostram grande movimentação de nuvens carregadas próximo à divisa com o Rio Grande do Sul e, adentrando em Santa Catarina. Não está descartada a possibilidade de granizo, rajadas de vento e chuva intensa de forma localizada em algumas cidades.

“Boa área de chuva moderada a forte no RS, aproximando de SC, perderá força ao avançar por SC (muito pontualmente pode ter temporal em SC). Períodos de vento fortes (possíveis rajadas acima dos 70 km) no topo da serra e costão da serra”, comunicou o climatologista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, em sua rede social.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Comments

comments