128 anos de história do Farol de Santa Marta

1063

É considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz e completa aniversário hoje (11)

Com 25 metros de altura sobre um morro próximo ao oceano, o Farol de Santa Marta completa, neste dia 11, 128 anos de sua fundação. Podendo ser visto a 34 quilômetros a olho nu, é considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz. A obra centenária atrai olhares e marca a história da cidade de Laguna.

Construído por franceses em 1891, o farol auxilia a navegação de embarcações, que, por meio de equipamentos, podem vê-lo a até 91 quilômetros de distância. Em sua construção, foi utilizado barro, areia, pedras e óleo de baleia.

Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As principais praias do Farol são: Praia do Cardoso, Praia da Cigana, Praia do Farol (ou Prainha), Praia da Teresa, Praia da Galheta, praia do Ipuã e Praia do Gravatá.

” O farol tem um carisma e marca a história da nossa cidade. Além das belezas naturais, os sambaquis e toda a história indígena vivida neste local, o Farol é considerado referência em terra para os pescadores.” Declara o Secretário de Turismo, Evandro Carneiro Flora.

Como chegar

O Farol está a 20 quilômetros do centro de Laguna, ao sul, passando pelo canal da Lagoa Santo Antônio, pela balsa e utilizar a SC-100. Também chega-se ao Farol de Santa Marta vindo de Tubarão, pela cidade de Jaguaruna. Por este caminho não é preciso pegar a Balsa.

Para visitar o Farol de Santa Marta

O farol fica em um morro localizado nas proximidades do centrinho do vilarejo e pode ser visitado durante todo o dia. Durante o período noturno é proibido permanecer no território, que pertence à Marinha do Brasil. Para fazer uma visita guiada no interior é necessário agendá-la com dois dias de antecedência com a Capitania dos Portos de Laguna: (48) 3644-0196.

Comments

comments